Tambem por que as vezes acho que meus ultimos cozinhados nao adam merecendo posts. Sei la...
Mas ai, essa pizza realmente mereceu aparecer por aqui, pois no caso da pizza é a massa que realmente garante seu sucesso, e esta provou-se muito boa.
Nessa da foto a cobertuta foi tipo Margherita, minha favorita.

Ingredientes da massa
4 1/2 xícaras de farinha de trigo (usei de glúten elevado)- gelada - ou seja, coloque a farinha ja medida por meia hora na geladeira
1 3/4 colheres de chá de sal
1 colher de chá de fermento instantâneo para pão
1/4 xícara de azeite (opcional)- eu uso
1 3/4 xicara de água gelada
Semolina ou fuba de milho para polvilhar
Preparo:
Misture a farinha, o sal e o fermento na tigela da batedeira. Junte aos poucos o óleo e a água fria até que a farinha esteja toda absorvida, misturando em velocidade baixa com o acessório pá. Assim que comecar formar uma bola, troque a pa e mude para o acessorio gancho, e continue misturando em velocidade média de 5 a 7 minutos, ou o tempo que leve para criar uma massa suave e pegajosa. A massa deve limpar os lados da tigela. Se a massa estiver muito molhada e não desprender dos lados da tigela, polvilhe farinha só um pouco mais até que limpe os lados, mas nao precisa desprender do fundo da tigela. A massa terminada será elástica e pegajosa.
Polvilhe farinha sobre uma bancada e transfira a massa. Corte em 6 pedaços iguais ou em 3 se for moldar pizzas grandes. Mantenha as mãos secas e enfarinhadas e molde bolas com cada porcao de massa. Transfira as bolas de massa para recipiente untado e cubra com filme plástico food-grade tambem untado com azeite. Deixe descansar por 2 horas.
Para moldar as pizzas, pressione suavemente a massa em discos achatados na espessura e diâmetro desejados. Coloque em uma tabua ou forma com semolina ou fubá suficiente para permitir que deslize sobre a pedra ou forma onde ira ao forno. Cobrir levemente com o molho de tomate e depois com outros toppings favoritos. Bom lembrar que as melhores pizzas geralmente não levam mais que 3 ou 4 coberturas, incluindo o molho e o queijo. Se cobertas levemente resultam numa crosta bem assada.
Pre-aqueca o forno.
Deslize a pizza sobre a pedra ( se usar a pedra, esta deve estar previamente aquecida, no terco inferior do forno) - se assar diretamente numa forma não pré-aqueça. A pizza deve levar cerca de 5 a 8 minutos para assar.
* Observe que esse tempo pode variar, dependendo do forno/temperatura.
Retire a pizza do forno e espere 3 minutos antes de cortar e servir.
Nota: A massa pode ser feita de vespera e deixada na geladeira, onde pode se manter por até 3 dias.
Se nao quiser usar toda a massa, e quiser guarda-la para uso futuro, pode-se armazenar no freezer. Para isso passe cada bola de massa em uma tigela que com algumas colheres de azeite nela, rolando a massa e em seguida coloque cada bola em um saco separado. Pode-se manter os sacos no freezer por até 3 meses. Para usar basta transferir para a geladeira no dia anterior a fazer a pizza.
Fia!
ResponderExcluirSe vc não anda cozinhando bem e fez essa maravilha...imagino quando melhorar...:D
Terei que fazer uns cursinhos em sua cozinha, então...:)
Uma dúvida, pq vc coloca a farinha na geladeira e posso mesmo congelar a massa? No congelador da geladeira serve também?
Gostei muito!!!
Um bejim,
da Vinni
Amo pizza, mas ainda não encontrei a receita perfeita. Continuo na busca.
ResponderExcluirBjs :)
amei a massa dessa pizza!!deve ficar bom demais..bjus
ResponderExcluirque pizza linda, apetitosa demais.
ResponderExcluir@ Amelia > Essa receita em especial pede que a farinha esteja gelada e tambem a agua a ser usada. Nao sei porque. Mas a massa eh boa. E voce pode sim, manter no congelador.
ResponderExcluirOdete, vou tentar fazer essa pizza no final de semana. A sua tá com uma cara de estar deliciosa...vamos ver a minha...bjs
ResponderExcluirmais uma pizza para testar, adorei. bjs
ResponderExcluir