
Obrigada Goreti, sua receita rendeu muitos elogios.
O consumo de chá aqui em casa é bastante expressivo. Meu marido não toma café, então costuma tomar muitas xícaras de chá por dia. Eu, em especial tenho grande apreciação por chá de Erva-Mate, que além de gostoso, tem propriedades que fazem bem a saúde. Eu costumo usar daquele torrado, bem comum. Bebo quente, frio, gelado, com limão ou misturado com outras frutas. Já fui assídua frequentadora daquelas lojas O Rei do Mate lá em São Paulo, e o meu favorito era batido com leite, acompanhado de uns pãezinhos de queijo quentinhos. Umhum!!! Sempre que volto do Brasil esse chá tem lugar cativo na minha bagagem, e quando acabam, vou sempre procurar por ele. Um dia destes procurando pelo Earl Grey que também gosto muito, encontrei esse chá Mate verde em saquinhos, sem ser torrado. Surpresa boa, e ampliou ainda mais o uso desse chá que aprecio tanto. Já tinha tomado Mate verde na cúia, frio na versão Tererê muito comum no Uruguai / Paraguai, mas confesso que desse gostei mais. Me lembro que tínhamos uma árvore de Erva-Mate no quintal de nossa casa em Curitiba, mas não me lembro se usávamos suas folhas para fazer chá. Provavelmente não. Uma pena!
Esta semana indo as compras encontrei umas mandiocas bem bonitas. Aqui é muito difícil avaliar se estão realmente boas, pois chegam mumificadas em cera. Dei sorte, elas estavam realmente boas. Descasquei e congelei uma parte e separei algumas para o fazer um Bobo de Camarão, que há muito tempo não comia. Não segui nenhuma receita especifica, e usei o que tinha disponível. O resultado foi muito bom, alem ate, do que esperava.
Ingredientes
600g de camarão fresco e limpo
1 dente de alho amassado
1 colher (sopa) de azeite de dendê
½ kg de mandioca cozida - reserve 2 xícaras da agua do cozimento
2 colheres (sopa) de azeite de oliva
1 cebola média picada
1 pimentão amarelo picado
1 xícara de leite de coco (240 ml.)
Sal a gosto
1 colher (café) de cada: cominho, pimenta-do-reino, orégano seco e curcuma
1/2 xícara de coentro picado
Pimenta malagueta ou de cheiro - se gostar
Preparo
Refogue a cebola no de azeite de oliva. Junte o pimentão e demais temperos (menos o coentro) e cozinhe por 5 minutos.
No liquidificador, coloque o refogado de pimentão, um pouco da agua reservada e acrescente aos poucos os pedaços de mandioca adicionando mais agua se necessário ate obter um creme bem espesso e liso. Se necessário - dependendo do liquidificador - faca essa operação em duas etapas.
Numa panela de barro ou frigideira de fundo grosso, refogue o alho no azeite de dendê, junte o camarão e cozinhe por 3 minutos. Junte o creme de mandioca, o leite de coco. Acerte o sal se necessário e mexa ate que ferva.
Misture o coentro picado e sirva com arroz branco.
Moramos no coração do Vale do Silício, e San Jose se auto proclama "Capital of Silicon Valley", com inúmeras empresas "high tech" , etc. Temos por aqui a Fry's , rede de lojas em alguns Estados e muitas aqui na área. São lojas enormes e oferecem sempre os últimos lançamentos por preços bem justos e as vezes ofertas imperdíveis.Meu marido costuma chama-la de seu playground favorito. Vez ou outra costumo acompanha-lo até lá, e passo o tempo no departamento de eletrodomesticos que é um verdadeiro paraíso de novidades em gadgets para a casa e cozinha.
Pois então, há duas semanas quando ele resolveu comprar meu novo computador, acabei ganhando também esse panelão.
Adorei! É vermelho porque gosto e também porque combina com outros apetrechos que já tenho na cozinha.
Agora, desculpas não! Já tenho um panelão pra cozinhar pra um batalhão!
Uma homenagem simples a Você
mãe, filha, amiga, esposa, madrinha, executiva, professora, chefe, conselheira ...
para Todas as mulheres que existe em Você
Feliz 8 de Março - Dia Internacional da Mulher