segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Hash Browns with Leeks and Bell Peppers



Num dia desses, fim de semana, Geo viu na pagina de frente do msn uma chamada de 10 receitas praticas com batata. Ele, como bom europeu e apreciador de batatas, foi conferir. Me mostrou então essa receita, e sugeriu que a fizesse numa oportunidade, pois parecia bem interessante.
Como nessa epoca tenho sempre alho poró, ja pude fazê-la no dia seguinte. E é realmente uma delicia. Alias, como ele mesmo disse: 'you can't go wrong with this combination'. Verdade, a combinação batata e alho poró e perfeita.
Pode ser servida sozinha ou como acompanhamento de carnes.
Nos comemos com coxas de frango assadas em molho de iogurte e aspargos grelhados no forno.



Fonte da receita: Oprah Magazine
Ingredientes:
2 colheres (sopa) de azeite extra-virgem
2 alhos franceses médios (alho poró), cortados ao meio no comprimento, e entao em fatias finas
1/2 pimentão (verde ou vermelho), retirado o núcleo e cortado em finas
sal e pimenta do reino a gosto
1kg de batatas Russet, descascadas
2 colheres (cha) de tomilho fresco,picado
1 colher (sopa) de manteiga

Nota: É importante secar bem a batata ralada, o quanto possível, antes de cozinhar para impedir que fique um grude.

Preparo:
Aqueça 1 colher de sopa de azeite em uma frigideira em fogo médio.
Refogue o alho poró e pimentão, tempere a gosto com sal e pimenta. Cozinhar, mexendo ocasionalmente, até estar macio e levemente dourado,6 a 8 minutos. Transfira para uma tigela grande.
Lavar e secar a frigideira, apar ser usada a seguir.

Enquanto isso, ralar as batatas num ralador grosso (de buracos grandes), sobre toalhas de papel ou pano de prato, para ir absorvendo o liquido das batatas. Esprema as batatas ja raladas, em pequenos punhados de cada vez, com firmeza espremer para remover tanto líquido quanto possível; descartar líquido e transferir as batatas a tigela com a mistura de alho poró e pimentão.
Adicione o tomilho, sal e pimenta à mistura, mexa bem.
Aqueca 1/2 colher de sopa de manteiga e 1/2 colher de sopa de azeite na frigideira em fogo médio. Adicione a mistura de batata; pressione firmemente com uma espátula de borracha para formar um bolo de batata. Alise as bordas, e cozinhe por 8 a 10 minutos, agitando suavemente frigideira de vez em quando para evitar que grude, e até que o fundo esteja dourado.
Solte as bordas e deslize suavemente para um prato grande.
Enquanto isso junte a manteiga e o azeite restante a aquecer na frigideira, coloque o bolo invertido de volta para a frigideira aquecida e deixe cozinhar até dourar o outro lado, de 8 a 10 minutos.
Quando pronto, deslize o bolo para um prato de servir. Deixe esfriar por 5 minutos, em seguida, corte em fatias e sirva.