terça-feira, 1 de junho de 2010

bolo de fuba com coco - e... finalmente praia!


Vamos começar o mês de Junho com amarelo, que é pra ver se o sol vinga de vez, depois de finalmente termos tido um fim de semana lindo e ensolarado. É claro que não fiquei em casa assando e cozendo. Aproveitamos sim foi pra botar os pés na estrada e ir  correndo nos esparramar nas areias de Capitola Beach, isso para tentar tirar o mofo acumulado. Gosh! Nos gostamos de praia!

Ah, o bolo! Sim, este bolo fiz já faz alguns dias, quando o tempo andava ainda carrancudo. E uma bela fatia de bolo de fuba sabe-se bem, especialmente se acompanhada por uma xícara de café preto bem quente, em dias frios e chuvosos. Its really a comfort one!
Eu adoro bolo de fuba, alias tudo do milho. Já fiz muitas e diferentes receitas de bolo de fuba, e percebi que dependendo do tipo de fuba - graduação de moagem - ou grau de amido, o resultado varia bastante. Aqui uso um fuba de moagem grosseira (vindo de milho orgânico e moído em pedra), e os bolos ficavam sempre muito secos. Esta receita vem la de casa, e não levava iogurte. É de uma época que não era eu quem fazia os bolos, mas era quem comia, muuiiiito...
Mas pensando em bolos de fuba, me lembrei que na infância, quando passava ferias na fazenda com minha bisavó, eu a via preparar bolos de fuba com coalhada, e o fuba também era grosso, e vinha de milho colhido la da roça e moído num moinho de queda d'água. Os bolos eram assados não em forno, mas sim sobre a chapa do fogão a lenha em panela de ferro coberta com uma tampa de brasas. E aqueles foram os bolos de fuba mais gostosos que já comi. Mesmo!
Por isso resolvi colocar um pouco de iogurte grego (que é bem firme, quase uma coalhada) nessa mesma receita, e foi um acerto. O bolo ficou bem mais umido e macio.

Ingredientes:
3 ovos grandes
1 1/3 xic. de açúcar (usei cristal cru amarelo)
1 pitada de sal
2 xic. de fuba de milho
1 xic. de farinha de trigo
1 xic. de coco ralado - usei seco sem adição de açúcar -
1/2 xic. de óleo de canola
1 xic. de leite fervente
2/3 xic. de iogurte natural de consistencia firme
1 col. (sopa) de fermento em pó
*sementes de erva-doce (opcional)

Calda de coco:
1 xic. de agua filtrada (se preferir use leite)
1/2 xic. de açúcar
1 xic. de coco ralado
Levar a ferver a agua com o açúcar, juntar o coco e desligar o fogo. Reserve.
Despejar essa calda de maneira uniforme sobre o bolo já assado.

Preparo:
Pré aquecer o forno 180ºC / 350ºF. Bater os ovos com o acucar ate obter um creme denso e espumoso. Ainda batendo, juntar o óleo, o sal, o fuba, a farinha, o coco ralado e aos poucos o leite fervente. Quando tudo já estiver bem incorporado, diminuir a velocidade e juntar o iogurte, bater só ate incorporar bem. Desligar a batedeira,  juntar o fermento e misturar bem um um batedor de arame. Colocar a massa num tabuleiro retangular  untado e enfarinhado ou forrado com parchment paper (usei forma de 13 x 9 in ou seja 23 x 33cm). Assar por 40 minutos - teste com o palito, que devera sair limpo.
Capitola Beach, California
May 30th 2010

9 comentários:

belinhagulosinha disse...

Que bela maneira de começar o mês de Junho com um raio de sol a raiar através do teu blogue,jinhoss

Iliane disse...

gostei muito de sua receita..e ficou lindo..bjus...

*-._.-* Anita *-._.-* disse...

Um dos meus bolos preferidos... Adoro!

o seu ficou lindo...

bjs amiga.

»¤Þ䵣䤫 disse...

Acho que esse final de semana, foi do bolo de fubá, também fiz um, rsrsrs... Ficou lindo o seu, parabéns! Bjinhos

*-.♥.-*Natércia*-.♥.-* disse...

Odete minha querida o bolinho ficou de comer e chorar por mais uma fatia...um beijinho.

inspirações da Jô disse...

Que maravilha de bolo, com esse coco por cima, pelo que vejo, molhadinho e macio, hummmmmm... deu água na boca!!!Vou pegar essa receitinha pra mim, com cafezinho que adoro, ótima pedida!!!!!!
Ai amiga, tô com invejinha de vc(rsrsrs...) aí nesse lugar esplêndido, também amo a praia!!!!!!!
Aqui está o maior frio!!!!!
Beijos!!!!!!!!

angela disse...

Odete, bolo com testo de brasas, isto era maravilhoso mesmo. comi muito e aprendi a fazer, boa lembrança. bjs

ameixa seca disse...

Que cor linda, adoro coco :)
Só não gosto de calor nem de praia mas comer é comigo mesma he he

Fabíola Faria disse...

Acabei de fazer o bolo pq a receita me inspirou ,mas eu esqueci de colocar o iogurte e eu só tinha 01xíc de fubá ;acrescentei 1/4 xícara de amido de milho e pau na máquina....ficou uma delícia.
Obrigada.