quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

kumquats (candied)

Ando numa displicencia com as postagens, e nem é falta de tempo,e sim,  preguiça pura.
Tenho cozinhado bastante, o que alias, gosto muito. Mas ando com preguica de escrever. E fazer um post leva tempo, as vezes até mais tempo do que cozinhar alguns pratos. Como este por exemplo. Facil, rapido e gostoso.
As kumquats sao deliciosas, e quase sempre as como in natura, nao sobrando nenhuma pra contar a historia. Mas algumas vezes meu senso de exagero se assoberba e acabo com algumas frutas sobrando. Resolvo o caso, preparando-as assim em calda simples de acucar.
Alem de ficar bonita, fica otimo para comer com yogurt, queijo, bolo, etc...


Ingredientes: 500g de kumquats cortadas em rodelas finas ou cortadas ao meio no comprimento (como fiz) e sementes removidas com um palito
2 xic. de agua filtrada
1 1/2 xic. de acucar (usei cristal amarelo)
Preparo: Misture a agua e o acucar numa panela (fundo grosso). Mexa ate dissolver o acucar e junte as kumquats. Diminua o fogo e deixe ferver em fogo baixo por 30 a 35 minutos ate que as frutas estejam translucidas. Escorra em peneira sobre uma tigela e com 1/4 da calda reserve. Retorne o restante da calda a panela e em fogo medio deixe ferver ate reduzir a 1/4 de xicara.


recipe in english
candied kumquats
Ingredients:1lb kumquats, thinly sliced crosswise and seeds removed (or just cut in halves lengthwise, and used a toothpick to push the seeds out)
2 cups filtered water
1 1/2 cups sugar
Method: Combine the water and sugar in a saucepan. Stir over medium heat until sugar dissolves and then add the kumquats and reduce heat to a simmer. Simmer for 30 to 35 minutes until the slices are translucent. Drain, place kumquats in a bowl and add 1/4 cup of the syrup to it.Keep aside.
Return the remaining syrup to a medium heat and let it simmer until it reduces to about 1/4 cup.

13 comentários:

Tânia disse...

Odete querida
Dizem que o ócio equilibrado também é benéfico prá saúde...então...deixe a preguiça fluir...vai fazer bem.
Que lindas as kumquats....será que são as nossas "kinkans" ou o gosto é diferente? Não conheço por este nome.
Beijão

Claudia Lima disse...

A sua compota ficou realmente linda. Eu nunca comprei esta fruta aqui.
Eu comia direto da árvore no Brasil na casa da minha avó.
Bjs :)

ameixa seca disse...

Acho-as lindas e tenho pena de nunca ter visto uma ao vivo :)

Valeria disse...

Odete ,Todos temos essas fases...
Estou na fase de canseira da cozinha....sem idéias do que fazer!!
Adorei essa compota e o bolo felpudo tb!!
Bjs
Valéria
Papos de Anjo

Carlos Baldo disse...

Deve ter ficado muito bom. Vc já fez criatalizadas também?

inspirações da Jô disse...

Odete,
Que compota deliciosa hein?
Deu uma vontade de experimentar!!!!
Beijos querida e uma ótima quinta!!!!

Gina disse...

Nunca usei as kinkas para nada!
Acompanhada de queijo branco deve ficar tudo de bom.
Bjs.

Marina disse...

Nunca experimentei esse fruto...
Ficaram com uma aparência delicíosa!
Um beijo.

angela disse...

hj mesmo pela manhã vi o pé de kinkans do meu jardim e me lembrei de uma receita da Tânia, agora vou ter que dividir a safra, assim que madurar, esta sua receita está imperdivel. bjs

Odete disse...

@ Tania > Acho que sao sim,kinkans - nem me lembrava o nome delas no Brasil

@ Carlos > ja fiz cristalizadas sim, e fica bom demais.

@ Todos > se puderem experimentem fazer, facil e decioso.

Iliane disse...

amiga..que lindo ficou..e se for realmente as nossas kinkans.(que eu amo!).as suas são grandes!!!lindas..amei a receita..bjus

Emília disse...

Fica mesmo muito lindas!!
Beijinhos

Paula Pacheco disse...

Odete, também estava na duvida, mas acho que são as nossas laranjas kinkans no Brasil, adoro doces com lranja, limão, damascos...estes citricos ficam ótimos,
bjs
Paula