quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Thai-style crab cakes


Já não é novidade por aqui, que gosto muito de frutos do mar, incluindo caranguejos. Estes, apesar de gostar muito e de encontrar facilmente, evito comer tanto quanto gostaria, pois sua carne é bastante rica em colesterol, então melhor ir com calma. Afinal na relação comida & saúde, a palavra magica deve ser sempre: Moderação!

Este cake é diferente dos muitos que ja fiz, por conta do uso do camarão cru moido que alem de incrementar o sabor, ajuda tambem fazendo a liga dos ingredientes.

A receita é do bastante engraçado Mark Bittman, em sua interessante coluna no nytimes, The Minimalist . Vale a pena dar uma olhada nas receitas dele, com video. Outro dia fiz as Arepas, com a receita dele e resultaram super bem, mas esqueci de fotografar...So, no post about it! Alias, isso acontece muito frequentemente, e pouquissimas fotos aqui são mesmo elaboradas, a maioria delas, lembradas de ultima hora...
São os doces e bolos que acabam ganhando fotos, digamos, mais pensadas.
Mesmo assim tem muito coisa que poderia virar post, não fosse meu demasiado senso critico, o completo esquecimento pelas fotos, e as vezes pura preguica ;>)
Mas tudo bem. Vamos em frente, afinal o Blog é mais um delicioso hobby, e cozinhar é uma necessidade, quase uma obrigação...prazerosa também!
Ingredientes:
6 camarões médios crus, sem casca, limpos
1 colher de chá de nam pla (molho de peixe)
1/2 kl. carne de caranguejo fresca, sem cartilagem
1 ovo
1/4 xícara de cebolinha verde picada
1/4 xícara de coentro fresco picado
1 pimenta doce, de preferência, tailandesa, picada
1 colher de chá de gengibre fresco picado
Sal e pimenta do reino moída na hora
2 a 3 colheres de sopa de migalhas de pão, de preferência frescos (mas não pão branco de forma, please!)
Cerca de 1/2 xícara de farinha de trigo para passar os bolinhos antes de fritar
óleo de amendoim, conforme necessário (para fritar)
Limão para servir.
Preparo: Num processador de alimentos (menor é melhor) faca um pure o camarão e o molho de peixe. Em uma tigela, misture o pure de camarão, carne de caranguejo, ovo, cebolinha, coentro, pimenta, gengibre e sal e pimenta, adicione apenas migalhas de pão suficiente para a mistura endurecer um pouco. Leve a mistura à geladeira por pelo menos 30 minutos ou mais (ficara mais fácil de moldar em bolinhos, ou deixe na geladeira até a hora de cozinha-los.
Tempere a farinha com sal e pimenta. Divida a mistura carne de caranguejo em em 4 partes e forme bolinhos achatados (tipo hamburger). Passe cada um suavemente na farinha, e leve a cozinhar numa frigideira grande já aquecida em fogo médio-alto, e com um fio de óleo de amendoim, deixe até dourar ambos os lados, cerca de 5 minutos de cada e lado. (Ajuste o calor na medida do necessário).
Sirva com fatias de limão.
Rendimento: 4 porções.
* Alem do limão, servi com horseradish tartar sauce(raiz forte) e aioli com nam pla (molho de peixe).


Aptos Beach, CA - 06/Sep/09