terça-feira, 8 de setembro de 2009

sárga bab föselek + fasírt - ensopado de vagem amarela com bolinho de carne

Föselek, que apesar do nome esquisito (ainda não encontrei palavra certa para traduzir isso), é na realidade um ensopado cremoso, sempre feito com vegetais ou legumes. É mais um prato muito simples e bem corriqueiro da cozinha húngara.
E fasírt, são os bolinhos de carne.
Com vagens, e mais comum nessa época do ano, pois é agora que elas começam a aparecer e aos poucos se tornarão abundantes no outono.
Essas amarelas (que aqui chamamos de yellow wax bean), estão começando a aparecer agora, por isso ainda bem cara, e sendo orgânica, mais cara ainda. Mas como são a base do föselek preferido do Geo, sem duvida, tive que fazer. Essas vagens tenras, cozinham rapidamente e são deliciosas.


600g de vagens amarelas - (pode fazer com as verdes )
Agua filtrada para cozinhar as vagens
sal e pimenta a gosto
1 cebola media ralada
2 alhos grandes bem amassados
1 col. sopa de paprika
2 col. sopa de manteiga
2 col. sopa de farinha de trigo
3 xic. de caldo de legumes / ou caldo de galinha
1 xic. de cubinhos de bacon fritos e escorridos (opcional)

Preparo:
Numa panela grande levar a agua a ferver com um punhado de sal. Colocar as vagens já aparadas e cortadas em pedaços e cozinhar por 5 minutos ( ou ate estar macias). Retirar as vagens e reservar a agua do cozimento.
Numa outra panela dourar levemente a cebola e alho na manteiga, juntar a farinha de trigo, mexer bem com um fouet como para um roux. Juntar aos poucos o caldo de legumes ou galinha, ainda mexendo bem para não empelotar. Juntar a vagem, paprika, sal e pimenta moída na hora. Dependendo da densidade junte um pouco da agua do cozimento da vagem ate obter uma mistura cremosa, não muito liquida. Prove e acerte o sal se necessário. Se usar bacon, esta é a hora de colocar.
Desta vez servi com os bolinhos de carne assados*. Vai bem também com carne de panela, ou fatias de carne assada. E até sozinho!
Tambem muito comum servir com uma colherada de sour cream, polvilhando com paprika.

*Sempre faço bolinhos de carne assados em forma de muffins, ao invés de fritar. Muito pratico, evita as calorias extras da fritura, e ficam tão bons quanto.