quinta-feira, 3 de setembro de 2009

driblando o calor


Para mim que amo praia, sol, calor, areia, pouca roupa e janelas abertas, este final de verão não podia estar melhor. Dias quentes, céu azul com blocos de nuvens brancas, nada comum por aqui nesta época, mas muito bem-vindas, pois tem trazido uma certa humidade que lembra um pouquinho clima tropical.
Tudo isso para minha felicidade, que este ano esta sendo dobrada. No verão passado devido ao diagnóstico e tratamento que tive, não pude nadar, tomar sol, nem fazer caminhadas em dias de calor forte. E alem do que tinha muita coisa seria a me preocupar.
Mas como a vida é maravilhosa e esta sempre nos dando novas oportunidades, aqui estou aproveitando cada segundo desse tórrido verão (minha estação primeira, favoritissima), e tirando a barriga da miséria. Tenho passado mais tempo do lado de fora do que dentro de casa.
E cozinhar é preciso, mas são as saladas que estão reinando absolutas, e para variar ou complementar, tem uma carne, peixe ou legumes grelhados.

Esta salada, fiz com um mix de folhas, ervas frescas, laranja cortada em segmentos, cenourinhas cruas, abacate e nozes. Temperada com suco de limão, suco de laranja, vinagre balsâmico branco, sal, pimenta, alho espremido e azeite de oliva.
Para acompanhar, costela bovina (corte coreano), marinada em chipotle sauce e grelhada na churrasqueira.