sábado, 15 de agosto de 2009

Palacsinta - Hungarian crepes





Hungarian palacsinta são crepes fininhos como papel, que podem ser servidos, enrolados ou dobrados em triângulos, recheados com geleia, com queijo cottage, ou simplesmente polvilhadas com açúcar fino e cacau em pó.
Palacsinta são similares aos crepes franceses, nalesniki poloneses, palachinke na Servia & Croácia e as panquecas no Brasil e também Argentina, onde são servidas com doce de leite.
As palacsintas doces também podem ser transformadas em rakott palacsinta, ou seja, um bolo feito com as palacsintas empilhadas intercaladas com recheio e servido com algum tipo de creme ou calda. Sorvete de baunilha e cerejas ao marraschino podem ser o plus na montagem do prato.
Tem também a versão salgada, que em húngaro e palacsinta teszta hushoz, estas recheadas com ovos mexidos com cogumelos, carnes em molho cremoso, frutos do mar e com vegetais.

Estas, que fiz bem simplesinhas para um café da manha mais tardio de fim de semana, e usei para recheio a compota de damascos que já tinha pronta.

Hungarian Palacsinta
Ingredientes:
3 ovos grandes, batidos
1 xic. de leite integral
1/3 xíc. de club soda
1/3 xic. de agua
1 1/4 de farinha de trigo
1 col. (sopa) de açúcar
1/2 col. (chá) de sal
1 col. (chá) de extrato puro de baunilha - ou raspas de meia fava
2 col. (sopa) de manteiga
Preparo:
Numa tigela, combine bem os ovos, leite, club soda e agua. Misture a farinha, açúcar, sal e baunilha, mexendo bem ate obter uma massa lisa.

Aqueça uma frigideira (usei uma de 20cm), unte com manteiga. Com uma concha coloque porção da massa em quantidade para forrar o fundo da frigideira - rodando a frigideira se consegue espalhar bem a massa de maneira uniforme e espessura fina. Cozinhe em torno de 2 min. de um lado, vire o 'crepe' e cozinhe mais 1 1/2min. Devem ficar só levemente douradas . Repetir o processo ate terminar a massa. (rendeu 16)

Budapest unida pelo lindo e calmo Danúbio
Foto de 17 Maio/2009 - arquivo pessoal