quarta-feira, 12 de agosto de 2009

espetinhos de frango com pure de batata doce e banana + pesto

No final de Maio quando estivemos em Pennsylvania visitando Chris, descobri essa receita numa das revistas sobre jardinagem - que e a paixao da Debby - nossa nora. Já ia copiar a receita no notebook, quando ela me perguntou o que de tão interessante eu tinha achado pra copiar. Mostrei a ela a receita, e disse que o puré de batata doce com banana tinha me intrigado. Ela que não gosta de banana, de pronto disse, arranque a pagina pra você, pois nunca faria essa receita.
O tempo foi passando e a tal pagina estava perdida no meio de outros papeis da viagem. Outro dia organizando tudo, separei a pagina e coloquei numa gaveta na cozinha. Comprei as batatas, mas me distrai de novo em outros rumos. Enfim, hoje resolvi que era o dia, e fiz para o jantar.

Na realidade a pagina da revista sugere um menu completo, com espetinho de frango ao chili, pesto de ervas e puré de batata doce e banana. Naturalmente segui tudo a risca - ou quase!
Aqui as receitas pela ordem:

Espetinhos de frango
600g de peito de frango sem osso e sem pele - cortados em cubos (usei sobre coxas sem ossos e sem peles - cortadas ao meio)
1 pitada de acucar mascavo
1 colher de chá de chili em pó
sal & pimenta a gosto
1/4 de colher de chá de pimenta cayenne
2 colheres de sopa de azeite de oliva

Preparo: Numa tigela misture os pedaços de frango e demais ingredientes e deixe tomar gosto por pelo menos 15 minutos. Se usar espetos de bambu ou outra madeira, deixe-os de molho em agua fria por pelo menos 15 minutos (evita que queimem na churrasqueira). Coloque 5 pedaços de frango em cada espeto e leve sobre a grelha já quente da churrasqueira, deixando grelhar por pelo menos 8 minutos de cada lado, veja se esta bem cozido.

Pesto
2 xic. de folhas de coentro fresco
1 xic. de folhas de salsa lisa fresca
1/4 xic. de amendoins torrados
1/4 xic. de suco fresco de limão
2 alhos
l/2 xic. de azeite de oliva
sal a gosto

Preparo: Coloque os 5 primeiros ingredientes num processador de alimentos e processe ate estar tudo muito bem picado, junte o azeite e sal e processe um pouco mais.

Puré de batata doce e banana
1kg de batatas doce, descascadas e cortadas em pedaços
1 banana em rodelas
2 colheres de sopa de mel (usei uma)
2 colheres de sopa de jalapeno fresca, sem sementes e bem picadinha
1/4 de xic. de suco de laranja
sal & pimenta a gosto

Preparo: Cozinhe as batatas em agua e sal ate estarem macias (aprox. 15 minutos)
(* eu assei as batatas com casca, enroladas em papel manteiga, deixei esfriar um pouco e tirei as cascas)

Tanformar as batatas em pure, voltar a panela ao fogo e juntar os demais ingredientes, mexer o pure ate ter a consistencia desejada. Temperar com sal e pimenta.

Servir os espetinhos sobre o pure e acompanhar com pesto no mesmo prato ou servido numa tigelinha própria pra molho.

fonte: Garden Gate