quarta-feira, 13 de maio de 2009

Shrimp paprikash





Com os enormes camarões selvagens - ou seja, crescidos livremente e não em criadouro - resolvi fazer algo bem simples e sem receita especifica, mas que tivesse um Q da cozinha húngara.

Já comprei sem as cabeças. Tirei então as cascas, tripas e veias, temperei levemente com sal e pimenta moída na hora, gotas de limão e deixei tomar gosto por uns minutinhos. Salteei em manteiga misturada com azeite de oliva e alho, bocados de paprika doce e picante. O cozimento é bastante rápido. Desliguei o fogo e acrescentei creme de leite azedo (sour cream), e coentro fresco picadinho.

Para os discos de batata palha, usei batatas amarelas (orgânicas) de casca bem fina, que lavei e enxuguei bem. Ralei em fiapos num mandolin, sobre um pano de prato para absorção do liquido soltado. Fritei em azeite de oliva, pequenas porções de batata numa frigideira redonda, e coloquei sobre papel toalha para absorver excesso.

Servi os camarões em molho de paprika, sobre os discos de batata. E uma salada de folhas tenras de alface para acompanhar.