quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

Meyer lemon




Na area onde moramos quem tem quintal, patio ou mesmo uma pequena varanda, certamente tem uma arvore da familia dos citrus. E fato importante, produzem o ano inteiro. Algumas arvores ficam tao carregadas de frutos que se quebram. Muitas sao plantadas na frente das casas, em area aberta, sem cercas nem muros, e ninguem pega. Civilidade!

Esses meyers lindoes que estao na fruteira vieram do quintal de amigos K&G. Ja usamos quase todos e fiz um bolo muito bom que logo postarei aqui.

A receita do manjar

A receita do manjar
Ingredientes:

1 lata (440g) de leite condensado

1/2 litro de leite integral

1/2 litro de creme de leite fresco (aqui uso um litro de half & half)

250ml de leite de coco

5 col. (sopa-bem cheias) de amido de milho

1 xic. de coco ralado, fino ou grosso (uso seco, integral, sem adição de açúcar)


Preparo: Primeiro misture o coco seco com o leite de coco e deixe hidratando por uns 20 minutos.

Depois junte todos os ingredientes numa panela de fundo grosso, misture bem e leve ao fogo brando sem parar de mexer com um batedor de arame (whisk) ate estar cozido e cremoso. (ter o cuidado de cozinhar bem para evitar que fique com gosto de amido cru).Despejar o creme numa forma, previamente untada bem levemente com óleo de canola (ou outro óleo neutro em cheiro de sabor) e passada ligeiramente por agua fria. (isso ajuda a desenformar o doce sem quebra-lo).

Cubra com filme plástico tocando toda a superfície do creme - isso evita formação de película mais dura.

Leve a geladeira por no mínimo 4 horas, ou overnight.

Para desenformar ou transferir ao prato de servir, passe uma faca fina pelas bordas da forma antes de virar o manjar sobre o prato.

Sirva com ameixas em calda.
Ameixas em calda:400g de ameixas secas sem caroços1/2 litro de agua filtrada1/2 xic. de açúcar cristal grosso (integral)1 pau de canelaColoque as ameixas na agua ate estarem hidratadas. Junte o açúcar e pau de canela e leve a ferver por 10 minutos. Deixe esfriar para servir, ou sirva quente sobre o doce frio.





manha ensolarada e lindo céu azul, aqui na minha vizinhança.