domingo, 13 de dezembro de 2009

almondegas de peru





A ausencia é pura falta de tempo. Não tem sido por intenção nem motivo de força maior. Tambem não por falta de assunto, pois cozinhar e preciso...
Novembro foi super movimentado por aqui. Primeiro foi colocar a vida em ordem depois de um mes passado la no Brasil. E outros acontecimentos vieram; nascimento, aniversarios, batizado de uma menininha super especial, e tambem o Memorial Service para despedida final do Robi, nosso amigo querido.
E claro, a tradicional celebração do Thanksgiving.
Chegou Dezembro, com chuva e muito frio ... e o mes ja voou...esta ao meio...
Felizmente esta tudo bem. Arvore ja comprada e decorada, cartoes enviados e os get together da epoca, rolando. Adoro!!! É muito bom estar com gente que gostamos.
Por tudo isso, a falta de posts. Tentei programar alguns, mas desisti depois de ter perdido um monte de fotos diretamente do memory card, - muitas fotos de viagens, comidas, etc... Fiquei muito P...mas ja passou :>)

Esta receita foi feita no final de Novembro com sobras de peru. A receita original é com carne fresca. Mas com tantas sobras, foi isso que usei. As sobras que na realidade foram geradas pelo exagero reinante aqui em casa. E nem precisava, pois nossa noite do Peru, ou seja, do feriado, foi passada na casa dos amigos G&K, como já acontece há alguns anos. Mas o marido 'big eyes', cheio de vontade de ter o famoso 'leftover' (eu não faço questão nenhuma), resolveu que queria, então no dia seguinte assamos um peru para nos dois....what a big mistake!!!. e freezer cheio!

As almôndegas foi o primeiro e único aproveitamento das sobras até agora, e foram servidas com molho de tomate sobre angel hair pasta e espinafre salteado em azeite e alho.
Ingredientes:
1 cebola pequena, ralada
3 dentes de alho picados
1 ovo grande
1 / 4 xícara de migalhas de pão
3 colheres de sopa de ketchup
1 / 4 xícara de salsa italiana fresca picada
1 / 4 xícara de parmesão ralado
1 / 4 xícara de Pecorino Romano ralado
1 colher de chá de sal (não usei) - a carne assada ja tinha sal
1 / 4 colher de chá pimenta preta moída na hora
500g de carne fresca (escura)de peru moída (usei sobras de peru assado moído no processador) 3 colheres de azeite
500g de molho de tomate, receita abaixo, ou molho comprado
Preparo:
Adicione a cebola, alho, ovos, migalhas de pão, ketchup, salsa, parmesão, pecorino, o sal e a pimenta numa tigela grande e misture. Junte o peru e agregue bem. Forme almôndegas do tamanho desejado.
Aqueça o azeite em uma frigideira grande e pesada em fogo médio-alto. Adicione as almôndegas e refogue até dourar por todos os lados, cerca de 5 minutos. Desligue o calor. Transfira as almôndegas para um prato. Deitar fora todo o óleo em excesso. Adicione o molho, cerca de 3 xícaras. Retorne todas as almôndegas para a panela. Baixe o fogo para médio-baixo e cozinhe até que o molho engrosse um pouco e misture os sabores, 15 a 20 minutos. Tempere o molho a gosto, com sal e pimenta se necessário.

Molho Simples de Tomate:
1 / 2 xícara de azeite extra-virgem
1 cebola pequena picada
2 dentes de alho picados
1 talo de salsão picado
1 cenoura picada
Sal e pimenta moída na hora
2 (32-ounce) latas de tomates pelados - esmagados
4 a 6 folhas de manjericão
2 folhas de louro secas

Em uma panela grande, aquecer o óleo em fogo médio. Adicione a cebola e o alho, refogue até macio e translúcidos, aproximadamente 2 minutos. Adicione o salsão e as cenouras e tempere com sal e pimenta. Refogue até que todos os legumes estejam macios, aproximadamente 5 minutos. Adicione os tomates, manjericão e folhas de louro e cozinhe coberto em fogo baixo por 1 hora ou até engrossar. Retire as folhas de louro e verifique o tempero. Se o molho ainda gosto ácido, adicione 1 colher (sopa) de manteiga sem sal.

Se quiser um molho liso (menos rústico) passe pelo processador de alimentos.
Se não usar todo o molho, deixe esfriar completamente e despeje porções em sacos plásticos para freezer. Pode congelar por até 6 meses.

Fonte: Giada de Laurentis (foodnetwork) - receita adaptada

16 comentários:

Natércia Ramalho disse...

Odete querida ficou maravilhosa a tua receitinha!se a gente não pode colocar receitas tudo bem toda a gente tem a sua vida...eu também tenho andado um pouco afastada pois o Natal sempre me vem mais trabalho...beijinho muito grande.

Ana Powell disse...

Olá Odete
Apresentas uma excelente sugestão.
Por aqui também ando bastante ocupada e em breve estarei cozinhando o nosso perú de Natal.
Beijocas

Gina disse...

Odete, tudo que você faz tem uma apresentação tão boa, que é impossível não estar gostoso...rsrs!
Não acredito que você também perdeu fotos do memory? Já vi outras blogueiras se queixando disso.
Fiz um post falando sobre isso e dei a orientação de consultarem o blog do meu marido. Ele tem dicas interessantes para blogueiras. Veja o post com o link para o blog dele:
http://nacozinhabrasil-gina.blogspot.com/2009/09/servico-de-utilidade-para-blogueiros.html

Espero que você ainda consiga recuperar, se não todas, pelo memos várias imagens perdidas, porque isso é de fato muito triste.
Bjs.

Vanessa Souza disse...

Hmmm, parece delicioso.

Odete disse...

@ Natercia querida, obrigada! Bjs

@ Ana, tomara que fique bom. Aqui vou optar por outra carne. Bjs

@ Gina vou la dar uma olhada. Pior eh que eu estava a organizar td. Aprendi a licao e ja nao vou deixar nada no memory, assim que tirar as fotos vou transferir logo para o computador.
Obrigada e bjs!

@ Vanessa, ficaram mesmo bem gostosas. Bjs

Cris disse...

Que bom que você está de volta Odete. O tempo voou neste final de ano, nem acredito que estamos a poucos dias do Natal. A receita ficou 10! Beijos!

ameixa seca disse...

Que gatinhos lindos :) Esse prato feito com sobras de perú ficou fabuloso. Acho o dia de Ação de Graças o mais lindo feriado de todo o Mundo :)

*-...-* Ana Anita *-...-* disse...

Nem me fala em falta de tempo...affff! Parece que o final do ano o povo fica doido e eu junto com eles todos...hahahahahaha... tbem to na correria...

Ótima dica, nunca usei pecorino pra almondegas... gostei.

bjsssssssssss

Claudia Lima disse...

A idéia das almondegas é mesmo ótima para um reaproveitamento.
Aqui em casa o que sobrou foi ham. Não gosto de leftovers, mas até agora consegui ser bem criativa.
Tb adoro esta época de final de ano, sempre gostei.
Bjs :)

angela disse...

o tempo voou este ano! bom te ver por aqui anda mais com esta receita. bjs

István Wessel disse...

Odete, quando vi o titulo do seu blog fiquei curioso. Claro que tinha um dedo hungar na sua cozinha. Dê uma olhada no meu blog, tem um pouco de cozinha hungara e muitas outras coisinhas.

Um abraço,

Istvan Wessel
www.receitasdowessel.com.br

inspirações da Jô disse...

Querida Odete,
Essa almondegas estão um escândalo!!!!!Deliciosas!!!!!!
Querida amiga,
Venho aqui agradecer suas visitas, seu carinho, suas palavras amigas, seu apoio, sua amizade!!!!!!!E venho aqui desejar que tenha um FELIZ NATAL E UM PRÓSPERO ANO NOVO, juntamente com seus familiares e que Deus vos abençõe!!!!!!
Beijão e um forte abraço!!!!!!!!

Romy Almeida disse...

Olá Odete

Desejo um Feliz Natal em companhia de familiares e amigos.



Bjokas doces

Cynthia disse...

Happy Holidays!

angela disse...

feliz 2010! bjs

ameixa seca disse...

Feliz ano novo :) Espero que esteja tudo bem por aí!