domingo, 8 de novembro de 2009

golden brioche loaf...

Mais de um mês depois... estou voltando, e é muito bom estar de volta.
Já estou em casa há alguns dias, mas anda faltando inspiração para escrever.
Agradeço a todos que por aqui passaram e peco desculpas pela ausência mais longa que prevista.
Dessa vez a viagem apesar de longa não era só ferias, então teve aborrecimento, desgaste e frustração com burocracia, greve e coisas que já não sei mais. Ah, e também chuva, muuuuita chuva.
Mas sempre tem o outro lado, o que realmente conta e fica, o lado bom. Como rever os queridos e prestativos amigos. Conhecer pessoas e lugares interesantes. Experimentar novos sabores. Abrandar a saudade dos familiares, conhecer novos membros da própria família e da família dos amigos. Rever pessoas, lugares e coisas... e mais uma vez comprovar que tudo tem uma solução... que pode não ser a que se esperava, queria ou achava certa... mas solução tem! Ainda bem, e no fim deu tudo certo.

Devido aos imprevistos, faltou tempo, e algumas coisas deixaram de ser feitas. Quem sabe, ficaram para a próxima...
Aqui a cozinha já voltou ao ritmo normal e nem foi intencional voltar hoje com o brioche, mas até faz sentido, já que deixei vocês aqui com um Pão de Açúcar sem receita... mas belo...muito belo.
Alias, falando no belo e conhecido 'Sugar Loaf', Rio de Janeiro esta mesmo no spotlight ou como se diria por la, é a bola da vez. Literalmente! Claro que por conta da Copa de 2014 e das Olimpíadas de 2016. Acho ate que as Olimpiadas estão fazendo mais barulho que a Copa, afinal Copa no pais do futebol parece ate coisa óbvia... agora as Olimpíadas...isso é mesmo uma outra historia...ou muitas!!!
Ainda antes do embarque em SF, vimos pela TV que o Brasil acabara de ganhar sediar os jogos de 2016. Sinceramente tenho mix feelings sobre isso. Mas, melhor pensar como a família que estava com a gente na sala de embarque, e que nos felicitou dizendo que tanto os USA como os outros países da disputa, todos já tiveram tantas oportunidades, então melhor que seja o Brasil, pois essa será uma grande oportunidade com muitas responsabilidades.
Tomara que saia tudo certo, vamos torcer por isso!

Brioche Dourado
Ingredientes
1/4 xícara de água morna
1/4 xícara de leite morno
3 colheres de chá de fermento seco para pão
2 3/4 xícaras de farinha de trigo
1 1/2 colheres de chá de sal
3 ovos grandes, em temperatura ambiente
1/4 xícara de açúcar
12 colheres de sopa (1 1 / 2 tabletes) de manteiga sem sal, temperatura ambiente

Para pincelar
1 ovo grande batido com 1 colher de chá de água

Preparação
Combine a água e o leite morno numa tigela de batedeira equipado com o acessório de gancho. Polvilhe o fermento sobre e mexa para umedecer uniformemente. Deixe repousar até que o fermento se dissolva, mexendo ocasionalmente.
Adicione a farinha e sal a mistura do fermento. Mistura em velocidade média-baixa até formar uma mistura granulosa, raspando os lados da tigela, ocasionalmente. Adicione os ovos, 1 de cada vez, batendo até misturar bem após cada adição. Junte o açúcar. Aumente batedeira para a velocidade média; bata até a massa ficar lisa, aproximadamente 3 minutos.
Reduza a velocidade para baixo. Adicione a manteiga, 1 colher de cada vez, batendo até misturar bem após cada adição, a massa será macia e sedosa. Continue batendo até que a massa desgrude das laterais da tigela. (de 8 a 9 minutos)
Unte levemente com manteiga uma tigela grande e coloque a massa. Cubra a tigela com filme plástico. Deixe a massa crescer até quase duplicar em volume, cerca de 1 hora e 15 minutos a 1 hora e 30 minutos.
Delicadamente, deflate a massa, levantando em torno das bordas. Em seguida, cubra a tigela firmemente com filme plástico e leve a geladeira. A cada 30 minutos torne a baixar a massa até que pare de crescer, em cerca de 2 horas. Deixe a massa descoberta na geladeira durante a noite.

Use a massa para fazer 12 brioches (forminhas próprias para isso ou de muffins*), ou 6 brioches pequenos e 1 pão, ou 2 pães).

Unte bem com manteiga as formas escolhidas. Divida a massa em porções iguais e molde com as mãos. Coloque nas formas e cubra com papel manteiga untado. Deixe crescer até a massa quase duplicar (vai crescer cerca de 1 centímetro acima da borda da forma), em 50 a 60 minutos.
Pincele com o ovo batido, tendo o cuidado de não deixar escorrer entre massa e a forma (dos lados) pois isso pode impedir a expansão total do brioche no forno.

*Se for fazer brioches individuais, com cada porção de massa molde três bolinhas e coloque na forminha. Depois de assado ficara com um formato bem interessante, de bolhas.

Leve a assar no rack no centro do forno em forno pré-aquecimento a 400 °F / 205ºC .
Asse os brioches até dourar, cerca de 20 minutos. Cobrir com papel alumínio, caso fiquem dourados depressa demais. Depois de assados, transfira para uma grade e deixe esfriar por 10 minutos. Remover os brioches da forma. Sirva quente ou em temperatura ambiente.

Nota: Fiz 2 pães.
Fonte: Bonappetit 10/2009 & Baking From My Home to Yours - Doris Greespan

15 comentários:

*-...-* Ana Anita *-...-* disse...

Já estavamos com saudades amiga... que bom que está de volta...

Mas guarda uma fatia deste pão aí pro meu café...hehehehehe

bjsssssss e boa semana.

Claudia disse...

Esteve viajando hein, que ótimo, e pelo visto deu tudo certo. Eu viajo em fevereiro e não vejo a hora, estou na maior ansiedade.

Eu amo brioche e faço sempre uma receita tão complicada demora muito, quem sabe eu não experimento esta da Dorie, ela gosta de simplificar e eu também.

Beijos,

C.

Sónia Meirinho disse...

ficou com um aspecto super bom e fofinho!! uma delicia. beijinhos

Mari disse...

Amada, você faz tanta falta por aqui! Uma pena não termos conseguido nos encontrar, mas com certeza da próxima vez que você vier, daremos um jeitinho... será bom demais conhecê-la!!! :)
E se você não viu ao vivo e a cores o Albertinho na barriga, verá no colo mesmo... acho q será ainda mais gostoso receber um abraço do meu anjinho!!
Esse brioche está maravilhoso.. você voltou arrasando!!
Bjo enorme,

Mari

Docinhos e Miminhos da SweetSofia disse...

Bom regresso!
Quanto ao pão ficou uma maravilha!
beijinhos (*.*)

ameixa seca disse...

Que bom que voltaste, apesar de todos os contratempos, parece que valeu bem a pena, né?
Esse brioche tem uma cara super boa :)

angela disse...

é Odete a vida é assim mesmo. que bom que vc esta de volta, amei o brioche!

Suzana Parreira disse...

Que bom tê-la de volta, Odete. Seja bem vinda... à sua casa! Esse seu brioche tem um aspecto delicioso. Vou pô-lo na minha lista e experimentar um dia destes. :)

Bj*

Iliane disse...

oi amiga..que bom que voltou e com uma bela receita!!!e..é bom rever familia..amigos....né?faz parte..mas.. bom mesmo é voltar para casa!!bem vinda!bjus..li

Gina disse...

Oi, Odete!
Ainda não foi dessa vez que nos conhecemos. Tem nada não, a família está por perto, um dia acontece...
Bom retorno! E já ficamos no aguardo de outras receitinhas boas como essa.
Bjs.

Claudia Lima disse...

Odete que bom que estás de volta! Viajar é sempre bom, mas voltar para casa é ainda melhor!
O seu pão ficou fofíssimo! Gostei muito. Eu agora não tiro mais a mão da massa.
Bjs :)

inspirações da Jô disse...

Odete querida,
Que maravilha tê-la de volta!!!!!!!!!Estava com muitas saudades!!!!!!!!!!Apesar de alguns aborrecimentos como mencionou, mas creio que maiormente foi sua emoção em estar na sua terra, ver seus familiares e amigos e também passear muito por esse lugar ,maravilhoso que é o Rio!!!!!!!!
Já estava com saudadinha do tempero especial daqui, e hoje me deparo com esse belo e macio pão, já chegou chegando, hein?
Delícia de pão com uma manteiguinha e um cafezinho...
Beijão!!!!!!!!!!!!!!!

inspirações da Jô disse...

Linda amiga,
Mais uma vez vou ressaltar que fiquei muito feliz com sua volta, e venho aqui agradecer todo o carinho e apoio que me deste em um momento em que eu estava muito chateada!!!!!!!!
Suas palavras foram muito importantes para mim, pois sei e sinto que são sinceras e isso para mim é tudo!!!!!!!!!!!
Espero de todo meu coração poder sempre cultivar esse sentimento!!!!!!!
Um grande beijo e um forte abraço!!!!!!!!!!

Valeria disse...

Odete Adorei esse seu Brioche!At@e estou imaginando o perfume.Receita anotada!!
e Bom retorno das férias!!
ai que inveja menina...
Tenho que te confessar que ando meio cansada precisando tb de uns dias no Brasuka perto debaixo de céu azul ,mar e calor e mimos dos familiares!!
Bjs
Valéria
Papos de Anjo

Tânia disse...

Odete querida! Que bom saber de vc, e mesmo com alguns percalços, como disse, tudo dá certo no final e o saldo é positivo.
Lamento muito não poder ter te conhecido mesmo na sua passagem relâmpago por Sampa, mas tenho certeza não faltarão outras oportunidades.
E que receita boa de brioche! E com tantas dicas vai ser impossível eu resistir...
Beijinhos, amiga e retome sua rotina bem devagar...