sábado, 25 de abril de 2009

Citron & Thyme Crème Brûlée

Bem, acho que agora estou mesmo de volta ao blog.

Nossas ferias acabaram já faz um tempinho. Mas ocorre que sempre que voltamos das deliciosas ferias no Brasil, acabamos precisando de alguns dias, ou seja, outras ferias para nos recuperar do cansaço das ferias la. Com família grande e bons amigos espalhados, as longas distancias nos impõe uma cansativa operação pinga-pinga. E haja corpo e disposição para tanto. Mas no fim sempre vale a pena, muito mesmo. Cansa-se o corpo, mas a alma volta sempre revigorada pela alegria e felicidade de rever familiares e amigos queridos.

Infelizmente por falta de tempo - mas felizmente não por falta de convites - nossa agenda apertada não nos permitiu desta vez, encontrar com queridas (os) bloqueiros. Vamos nos esforçar pra dar certo na próxima.

Mas vamos a receita, já não sem tempo.
No mês passado vi esta receita nesse blog , que acompanho e gosto muito. A ideia de combinar limão com thyme num doce me aguçou os sentidos e sabia que não ia demorar muito para experimenta-la. Na receita original foi usado limão Meyer, mas como tinha aqui os lindos citrons que ganhamos, achei de bom proveito. Ficou perfumado e bem 'lemony', bem ao meu gosto.
Receita
Ingredientes:
1 1/2 xic. de creme de leite fresco (integral)
1/2 xic. de leite integral
1 col. (chá) raspas de citron
2 ramos de thyme (tomilho)
4 gemas
1/4 de xic. de açúcar

Para caramelizar o creme
açúcar cristal a vontade (usei 2 col.sopa)

Preparo:
Leve a ferver o creme e o leite, junte os ramos de thyme e as raspas de citron, tampe a panela e desligue o fogo. Deixe a infusão descansar por 30 minutos. Enquanto isso...numa tigela bata as gemas e o açucar ate obter um creme. Coe a infusão, volte ao fogo para aquecer. Depois de quente junte gradualmente ao creme de gemas.(fazer isso aos poucos e com cuidado para não cozinhar as gemas). Distribua igualmente em 4 ramequins e leve ao forno para cozimento em banho-Maria por 45 minutos.
Obs: Coloque os ramequins dentro de uma forma com agua já quente a altura da metade dos ramequins.
Tire a forma do forno, retire os ramequins com cuidado, coloque sobre uma grade e deixe esfriar. Depois de frios, cubra os ramequins com filme plástico e leve a geladeira. Antes de servir distribua o açúcar cristal por igual sobre o creme e leve sob o broiler por alguns minutos ate formar uma crosta dourada. *Muita atenção para não deixar queimar, esse processo e bem rápido. * Pode-se usar um torch próprio para 'queimar' o açúcar.
Servir imediatamente.

14 comentários:

ameixa seca disse...

Realmente é uma combinação inusitada mas o aspecto é delicioso :)

Gina disse...

Gosto tanto de limão, que chego a exagerar às vezes. A torta de limão é a minha preferida.
Esse creme deve ter ficado muito bom.
Bjs.

Mundo de Alice disse...

lindo!!!

Ana Powell disse...

Uma sobremesa maravilhosa.
Excelente foto x

Natércia disse...

Minha querida Odete a tua receita ficou um miminho mais que bom!Um beijinho do tamanho do mundo tinha muitas saudades tuas...

Armando e Fátima disse...

Ficaram lindos e apetitosos só de olhar...Faz lembrar o Leite Creme aqui de Portugal, mas que não leva natas. Devem ter ficado deliciosos! Bjs. Bombom

Iliane disse...

amiga..que bela receita....deve ter ficado maravilhoso mesmo...amei..bjus

Fabrícia disse...

Babei ... aiaiai....adoro citricos ...
Querida quanto tempo mesmo. Estou meio sumida do blog pois estavamos viajando também ... demos um pulinho na Europa .... bom demais. Tenho uma grande novidade ... te escrevo para contar por e-mail.
Bjcas para ti.

Magia na Cozinha disse...

Adoro sobremesas com limão. Deve ter ficado delicioso. A presença do "thyme" é algo inusitado. Não consigo imaginart o sabor.
Bjs :)

Lycério disse...

Oi Odete, fico muito feliz com seu carinho!!!Bjuss.

util.necessario - Ana Paula disse...

Amei! Vou fazer. Só espero que fique tão bonito como o seu.
Bjs, Ana
http://utilnecessario.blogspot.com/

Sylvia disse...

Amo tomilho, tenho até uma plantinha no jardim, junto a outras ervas no meio das flores (para disfarcar a horta) rssr
Tenho certeza que ficou uma delicia, tenho que provar
Bjs

Emília disse...

Humm voltou bem das férias, esse creme está maravilhoso!!
Beijinhos

Flavinha disse...

Ai que delícia! Eu quero!

Beijocas