segunda-feira, 27 de outubro de 2008

Desafio dos Doces Finos - Burfi de Coco e Cardamomo


Esta é minha participação no Desafio dos Doces Finos, que a Fer do Sabor esta promovendo para esse mês.

Meu interesse em fazer docinhos vem da remota época quando ainda era estudante do ginásio - isso tem séculos. Ah, mas o que quero contar, alem de já ter entregado minha idade, owow, é que naqueles tempos alem das matérias convencionais, tinhamos outros tipos de aulas; os meninos tinham marcenaria, cerâmica, pintura, etc., e as meninas; arte, musica, canto e economia domestica. Esta ultima, creio, era para nos preparar a sermos boas esposas e donas de casa. Comigo não funcionou exatamente como mandava a regra - tomei outros rumos - mas ajudou, vejam que ainda posso me lembrar delas. Foi naquelas aulas que aprendi a preparar docinhos de festa, e que por muito tempo foi meu grande e unico "culinary skill". Daquela época trago boas e doces lembranças. Bem redundante :>)
Muitos anos passados, cintura já bastante mudada e consciência alimentar também. Mesmo assim, as vezes é difícil resistir a um docinho. Quando vi esses, ate resisti... guardei, e não esqueci, mas precisava de uma boa desculpa para faze-los. Com esse desafio, vi a chance...mas ainda relutei, faltava-me umas forminhas bonitinhas. No Sábado, batendo pernas, descobri uma lojinha japonesa cheia de coisinhas bonitas, incluindo essas forminhas - acabaram as desculpas. Fiz e não me arrependi. São deliciosos. Seria um beijinho de coco - popular no Brasil - mas com a adição dos pistachios e cardamomo, ganharam sabor exótico e status de "docinho fino".
Aqui estão os docinhos e por tabela, minha participação no evento.
Sobre o doce, conta a lenda que é muito popular na Índia e no Paquistão. Muito consumido em festividades religiosas. Descobri que podem ter uma variedade enorme nos sabores, e que a base pode ser feita com mistura de açúcar, creme de leite e manteiga, ou com leite condensado. Pela praticidade preferi usar o leite condensado. A maioria das fotos que encontrei deles, os doces - são cortados em quadradinhos ou losangos e as vezes decorados com confeitos coloridos.
Eu os enrolei em bolinhas, conforme na receita original.

Receita
Ingredientes:
250 gramas de coco ralado - seco - / Mais um pouco de coco para passar os docinhos.
1 lata de leite condensado
10 cardamomos - moídos
Uma mão cheia de pistachios - grosseiramente picados

Preparo:
Coloque todos os ingredientes numa panela de fundo grosso, leve ao fogo mexendo sempre ate começar a desprender do fundo da panela. Despeje num prato untado com manteiga e espere amornar para enrolar os docinhos. Passe pelo coco ralado e coloque nas forminhas.

Notas:
*Usei coco ralado mais grosso pra fazer o doce e outro mais ralado mais fino para passar os docinhos.
*Esse tipo de docinho não deve ser guardado na geladeira. Devem ser guardados num recipiente tampado para não ressecar
*Não sei precisar a quantidade de docinhos - vai depender do tamanho das forminhas a serem usadas.