sábado, 25 de outubro de 2008

Töltött Káposzta - Repolho Recheado à la Hungria






Repolho recheado é comida bem popular em todo o Leste Europeu e bastante consumida em épocas de temperaturas frias. Na Hungria não foge a regra. Mesmo sendo um pais pequeno com população idem, a maneira de preparar o mesmo prato varia muito de uma região pra outra. Até mesmo de uma família pra outra. A maneira como faço, aprendi com o Geo. E é assim que ele prefere.
Já experimentei outros, feitos diferente, e tão bons quanto, com a adição de molho de tomates, pimentões frescos e grãos de cevada substituindo o arroz. Também a carne defumada pode ser substituída por qualquer outra, desde que seja defumada. Usa-se muito joelho de porco e/ou linguiças. Optei por lombo por ser uma carne magra, e porque aqui perto consigo comprar um "hungarian brand" de boa qualidade.

Sempre faço sem medidas, mas desta vez medi para passar a ideia.

Ingredientes:
1 repolho grande - mais fácil trabalhar com folhas maiores

Para o recheio misture bem;
1/2 kilo de carne bovina (magra) moída
250 gr. de arroz lavado e bem escorrido - usei grão longo branco
1 cebola grande ralada
2 dentes de alho amassados
sal e pimenta a gosto
1 punhado de salsa fresca picada
1 colher (sopa) de paprika húngara - doce

Para o cozimento:
1 vidro de sauerkraut (repolho fermentado) de boa procedência - usei 680 gr. da marca alemã kühne orgânico- passado por bastante agua fria filtrada, e bem escorrido
1/2 kilo de lombo de porco defumado, cozido em 1 e 1/2 litro de agua filtrada, 1 col. (sopa) de paprika doce e 1 col. (sopa) paprika picante. Depois de cozido corte em fatias grossas. Reserve o caldo que será usado no cozimento dos rolos. Corrija o sal se necessário.

Preparo:
Para remover as folhas do repolho mais facilmente, coloque uma panela larga e funda com bastante agua filtrada a ferver. Mergulhe o repolho na agua fervente por um minuto, vire o outro lado por mais um minuto. Retire o repolho da agua com cuidado e leve para a bancada. Separe as folhas, evitando rasga-las.
*Dependendo do tamanho do repolho esse processo devera se repetir algumas vezes. Com as folhas todas já separadas, use uma faca para cortar o centro mais grosso da folha.Numa superfície plana, abra a as folhas uma de cada vez, coloque porção do recheio proporcional ao tamanho das folhas. (mais ou menos uma colher de sopa bem cheia)

*Enrole sem apertar muito - isso criara espaço para o arroz expandir durante o cozimento.

Numa panela larga de fundo grosso, coloque as folhas pequenas que sobraram do centro do repolho e também alguma que tenha rasgado, cotadas em fatias finas forrando todo o fundo. 1 xícara do caldo reservado. Espalhe então 1/3 do sauerkraut e faca uma camada com os rolos de repolho, mais 1/3 de sauerkraut e outra camada de rolos e o sauerkraut restante. Cubra com as fatias de lombo e o estante do caldo. Coloque um prato pesado por cima de tudo e tampe a panela. Leve ao fogo baixo e deixe cozinhando por cerca de 1 1/2 a 2 horas. Se necessário acrescente mais agua durante o cozimento.
Servir quente com uma colherada de sauer cream (creme azedo).
Esse repolho em si já é uma refeição completa mais se quiser sirva com pão rústico.