quinta-feira, 16 de outubro de 2008

kapros-túrós lepény / dill hungarian cheesecake




Esse era o bolo favorito do Sr. Istvan, meu sogro, que infelizmente já não esta mais entre nos.
A massa leva fermento de pão, e é coberta com uma mistura de ricotta, sour cream, açúcar e dill fresco. Costuma ser bastante comum nos lanches das tardes de Domingo, na Hungria. Não é muito doce e acompanha bem uma xícara de chá ou café.
Essa e a primeira que fiz. Na realidade queria fazê-lo no Domingo de manha, mas o fermento que tinha em casa simplesmente não cresceu (perdi só 1/2 xícara de leite) e esqueci temporariamente o assunto. Mas hoje não me escapou, e o resultado não decepcionou.

Ingredientes
Para a massa:
1/2 xic. de leite
1 envelope (21 gr) de fermento seco para pão
1 col. (chá de açúcar
3 xic. mais 1 col. (sopa) de farinha de trigo
1/2 xic. de manteiga sem sal em temperatura ambiente
3 gemas de ovos - grandes

Para o recheio:
3 xic. de ricotta fresca
3/4 xic. de açúcar
3 ovos grandes, ligeiramente batidos
1/4 xic. de sour cream - ou iogurte
3 col. (sopa) de dill fresco picadinho (descarte os talinhos duros e use só as folhinhas)

Preparo:
Para fazer a massa, aqueça o leite só para ficar levemente morno. Coloque em uma tigela e junte 1 col (chá) de açúcar e 1 col. (sopa) de farinha. Deixe descansar por 10 minutos, a mistura formara uma espuma. Junte o restante da farinha, a manteiga, as gemas e misture bem. Se usar batedeira essa e uma massa para ser trabalhada com o gancho. Sove bem ate ficar bem homogénea. Cubra a tigela com um filme plástico e deixe num lugar morno de 30 a 60 minutos, a massa devera dobrar o volume.

Enquanto isso, prepare a cobertura. Numa tigela grande misture bem a ricotta, o açúcar, ovos ligeiramente batidos e sour cream. Junte o dill picado e reserve.

Quando a massa estiver crescida, pré-aqueça o forno, unte um tabuleiro de 25 X 35 cm, com manteiga - eu forrei com papel manteiga, acho mais pratico. A massa pode ser aberta diretamente sobre o tabuleiro ou se preferir pode ser aberta sobre a bancada e transferida para o tabuleiro, e deve cobrir o fundo e as beiradas com massa. Coloque então a cobertura e leve para assar na parte mais alta do forno, por 40 minutos. Esfrie sobre uma grade e corte em quadrados. Sobras do bolo devem ser mantidas refrigeradas.