quinta-feira, 18 de setembro de 2008

Quinoa Tostada na Salada

Aqui em casa gostamos muito de quinoa e comemos sempre, bem mais que o arroz.
A primeira vez que a vi e comprei foi nessa food coop. Já tinha lido muito sobre os valores nutritivos, e queria muito experimentar. Nesse mercado, conheci uma moça muito simpática, que me deu algumas dicas de como prepara-la, uma delas foi tostar os grãos ligeiramente antes de cozinha-los, pois ganham um sabor "nutty" muito bom.

Esta salada fiz com os grãos tostados. Para isso basta colocar a quinoa seca numa panela de fundo grosso levar ao fogo baixo e ir mexendo a panela de um lado para o outro por alguns minutos ate que os grãos fiquem levemente dourados. As bolinhas estalam e pulam como pipocas. Acrescente a agua (muito cuidado nessa hora, vai gerar muito vapor por causa da panela quente).
Usei:
1 xic. de Quinoa branca
2 xic. de agua filtrada
Deixei cozinhar semi-tampada. Quando os grãos estavam macios desliguei e deixei esfriar, depois soltei os grãos com um garfo - mesmo processo do couscous.
Misturei sobras de salmão assado, em pedacinhos, um mix de folhas e ervas frescas e reguei com um molho de yogurt grego com dill, sal e pimenta. Cobri com um fio de azeite.

Nota: Mais informações e receitas aqui