domingo, 14 de setembro de 2008

English Muffins


Há quem os ache totalmente sem graça. Conheci e aprendi a gostar deles quando fui trabalhar em NY, e por um bom tempo estiveram presentes no meu café-da-manha. Integral ou branquinhos são sempre bem-vindos. A neutralidade desses muffins torna-os bastante versáteis, e aceitam bem complementos doces e salgados.
Me lembro que uma vez de volta a São Paulo, de tanto falar pra minha irmã sobre as glorias desse muffin, aticei nela a vontade urgente de experimenta-los. Fomos então a busca que não foi fácil, mas acabamos encontrado. De volta em casa, enquanto ela prepara o café eu os parti ao meio e coloquei pra tostar. Tudo pronto, minha irmã deu a primeira mordida e já vi indo embora a satisfação seguida do comentário; que coisa mais sem graça, como e que você pode gostar tanto disso?! Well, eu gosto.
Sempre os compro prontos, mas agora ando num atrevimento sem fronteiras e resolvi fazê-los. Deixei para fazê-los no fim da tarde, já que estas estão ficando mais frescas, pois os fiz na chapa da churrasqueira. Usei esta receita e este modo de fazer . A semolina que não usei fez falta para se criar a crosta. Fica pra próxima...
Ingredientes:
1 3/4 xic. de leite morno
1 3/4 de agua morna
3 col. (sopa) de manteiga derretida
1 1/4 col. (chá) de sal
2 col. (sopa) de acucar
1 ovo grande
3 col. (sopa) de farinha de batata
3 xic. de farinha e trigo
2 col. (chá) fermento seco para pão
Semolina suficiente para salpicar antes de colocar os muffins na chapa (não tinha, então não usei)
Preparo: Combine todos os ingredientes (exceto a semolina), na tigela da batedeira ou numa tigela qualquer. Misture muito bem ate combinar tudo. Se usar a batedeira, coloque o batedor em forma de pá e bata em alta velocidade por 5 minutos. A massa ficara macia, elástica e com brilho. Raspe as beiradas da tigela, cubra e deixe a massa crescer por 90 minutos, ate dobrar o volume.
Aquecer a chapa a 150ºC (se não tiver chapa use uma frigideira de ferro sobre chama, veja nota*), quando já estiver quente coloque um aro de metal (veja nota**) bem untado sobre a chapa e salpique a semolina dentro da área do aro. Semolina dará aos muffins uma crosta típica.
Como a massa rende 12 muffins, separe doze partes iguais de massa e coloque uma a uma dentro dos aros, salpicando um pouco de semolina no topo. Passados 7 minutos de uma olhada no fundo que devera estar levemente dourada, se não estiver aumente a chama, se estiver muito dourada, diminua a chama. Deixe assar por mais 10 minutos. Com o auxilio de "tongs" agarre e levante as beiradas do aro que devera se soltar ao ser levantado. Com a espátula vire os muffins. Mesmo que os aros não se soltem, vire os muffins assim mesmo e tente gentilmente remover os aros. Asse desse lado em torno de 15 a 18 minutos ate ficarem dourado forte. Deverão estar bem cozidos por dentro. Abra um e teste. Se precisar volte a chapa por alguns minutos mais.
Quando estiverem prontos transfira para uma grade ate esfriar. Depois de frios podem ser guardados em saco plástico.
Nota*: Na frigideira, o processo será mais demorado e dependendo do tamanho da frigideira poderá se acomodado mais que um muffin de cada vez.
Nota**: Se não tiver os aros próprios para english muffins, latas vazias de atum abertas dos dois lados e bem lavadas, farão a mesma função.

pale greens & fall is just around the corner