sexta-feira, 5 de setembro de 2008

Elderflower Sherbet - Gelado de Flor de Sabugueiro


Quando criança ouvi dizer que chá de flor de Sabugueiro era bom para baixar a febre do sarampo.
Aqui nos US a conhecemos por Elderflower e na Hungria é Bodza.
Foi na Hungria que conheci outros usos para flor e frutos do Sabugueiro, que vão alem da medicina popular. George cresceu tomando um tipo de refresco feito com Cordial e agua com gás. O pai dele usava os frutos - pequenas berries - para incrementar a cor dos vinhos tintos que produzia em sua pequena vinícola.
Com as flores é preparado o Cordial, um xarope concentrado. Também tem o famoso licor francês St. Germain feito com flores colhidas nos Alpes. Tem ate receita da flor empanada "fritters", conforme receita aqui. E ainda geleias, etc.
Aqui em casa sempre temos uma garrafa de Cordial, os filhos e os amigos sempre trazem das viagens. Por isso quando vi a receita desse Sherbet na edição de Julho da Martha Stewart Living, coloquei logo na minha "to do list", mas muitos acontecimentos vieram e passou. Agora com essa onda de calor forte castigando por aqui, só gelados e mais gelados para amenizar. Esbarrei na garrafa de Cordial na geladeira e lembrei da receita que aqui esta, por sinal muito fácil.
Ingredientes:
1 xic. de açúcar - usei cru

1/2 xic. de agua filtrada

2 xic. de buttermilk*

3/4 xic. de leite

1/4 xic de Cordial

2 col. (sopa) de St. Germain licor - adição por minha conta

Preparo:
Prepare uma bacia com agua e gelo e reserve.

Coloque o açúcar e a agua numa panela e leve a ferver ate dissolver bem. Ferva por 2 minutos ate virar um xarope.

Numa tigela misture buttermilk, leite e Cordial e junte a mistura de agua e açúcar. Misture bem. Coloque a tigela na bacia de agua com gelo e deixe a mistura ficar completamente fria.

Adicione o licor, coloque a mistura para a sorveteira e use de acordo com as instruções do fabricante. Depois de pronto, transfira para uma vasilha que possa ir ao freezer e congele ate estar firme, em torno de uma hora.
Nota: Pode ser mantido na freezer por ate 5 dias.

* Para quem não consegue comprar buttermilk pronto para uso; pode fazê-lo em casa mesmo. Basta adicionar 1 col. (sopa) de suco de limão ou 1 1/4 de col. (chá) de vinagre para cada xícara (240ml) de leite. Deixar descansar por 20 minutos em temperatura ambiente e esta pronto pra uso.