sexta-feira, 11 de abril de 2008

Spatzle / Nokedli










Na infância costumava chamar essa massa de nhoque alemão, porque era feito sempre por minha avó paterna, alemã . As sopas de caldos deliciosos que ela fazia sempre levava spatzle. Depois se tornou frequente, por causa do marido húngaro. Na Hungria essa massinha sempre acompanha pratos com molhos ricos em paprika. Na ultima viagem trouxe de lá, o equipamento proprio pra faze-los (foto) e que ficou até então guardado numa gaveta da cozinha. Este foi primeiro uso, com a receita que veio na embalagem. Mas me orientei bastante lá no Café da Nysa onde tem o passo-a- passo bem esclarecedor.
Antes de começar a preparar a massa, coloquei uma panela grande com agua pra ferver - para cozinha-los. Também fritei uma cebola em azeite numa frigideira, para colocar a massa a medida que ia sendo retirada da agua.

Ingredientes p/ Spätzle
375g de farinha
2 ovos
1 pitada de sal (não usei)
1/4 litro de leite ou água mineral ou meio a meio.
Preparo:
Numa tigela põe-se a farinha, os ovos, sal, agua e a farinha aos poucos misturando ate incorporar tudo muito bem. Fica uma massa mole e bem grudenta.
Coloque o equipamento sobre a panela de agua a ferver. Despeje parte da massa no quadrado do equipamento e deslize para frente e para trás em movimentos lentos. Os pingos de massa em contato com a agua quente vão se transformando em pequenos e disformes Spatzles.
O processo deve ser repetido ate o final da massa. Na medida que cozinham sobem e devem ser retirados.
Se não tiver o equipamento apropriado, pode-se usar uma tábua com pequenas porções de massa que devem ser deslizadas sobre a agua a ferver, com a ajuda de uma faca de mesa.

No final, temperei com sal e pimenta-do-reino moídos na hora, chives - um tipo de cebolinha verde bem fininha. Servi com pedacinhos de file salteados com alho e salsinha fresca e também cogumelos fatiados e cozidos em molho de paprika doce e picante.
Queijo ralado a vontade.

hooray, such silly name for such good wine!

Mudei o titulo do post mas o vinho é o mesmo. Blending of three = mistura de três. OK!!!

Justifica-se porque são vinhos resultantes da mistura de outros três vinhos.

Branco = Moscato + Chardonnay + Chenin Blanc

Tinto = Zinfandel + Merlot + Carbenet

Rose = Merlot + Syrah + Gewurztraminer

São produzidos pela folieadeux em Oakville, região do Napa Valley aqui na California.
Compramos os vinhos por causa do curioso rotulo, que para alguns pode parecer original e irreverente, para outros um abuso e afronta.
O fato é que são apenas nomes, tanto do vinho como da winery, com palavras de tradução literal e interpretação livre.
Não estranhamos ou ficamos chocados, afinal estamos na California onde bons vinhos e irreverencia são realidade.
Ainda não experimentamos o tipo Rose, mas o Branco e Tinto são realmente vinhos muito bons.