sábado, 29 de março de 2008

Pudim de Abacaxi

Os planos para o Domingo de Páscoa, mudaram por causa de um forte e inoportuno resfriado que começou no Sábado. Estava tudo bem traçado. Na Sexta, fui logo cedo a uma loja portuguesa e comprei um bom bacalhau para o almoço de Sábado. Aproveitando a viagem, comprei também alguns ovos de chocolate vindos la do Brasil e mais outras coisinhas. Sem esquecer claro, um delicioso pão de Páscoa. O almoço de Domingo não me preocupava, pois estávamos convidados para a casa de amigos, e eu havia oferecido levar uma salada e também uma sobremesa.
Já estava me sentindo mal no sábado de manhã. Mesmo assim preparei um escondidinho com o bacalhau que havia demolhado na véspera.
A salada para levar no domingo era muito simples: beterrabas assadas, temperadas com raiz forte fresca ralada, sementes de mostarda, sal moído e vinagre de maçã - esta salada é uma tradição da família do Geo para essa época.
Mas, e a sobremesa!!! A que tinha planejado era muito elaborada e mas me faltava animo. Precisava pensar em alguma coisa mais fácil de preparar.
Não faz muito tempo, vi no Rainhas do Lar esta sobremesa que me é bem familiar, pois minha mãe costumava prepara-la. Estava resolvido. Esta foi a sobremesa, muito fácil de fazer.

Esta é a receita:
1 abacaxi grande maduro, descascado sem o miolo central e cortado em pedacinhos
6 xícaras de agua
1 1/2 de açúcar*
4 envelopes (7g cada) de gelatina incolor e sem sabor **
1 lata de creme de leite (400g) - sem soro

* Usei essa quantidade, pois a gelatina que usei não continha açúcar
**A receita original pedia 3 caixas de gelatina sabor abacaxi - não temos gelatina com esse sabor por aqui - bem, mesmo que tivesse não usaria por ser aromatizada e colorida artificialmente.
Cozinhei o abacaxi com a agua e açúcar por mais ou menos 20 minutos em fogo baixo. Retirei uma xícara do caldo e deixei amornar para dissolver a gelatina. Juntei ao cozido de abacaxi misturei bem. Juntei o creme de leite ate ficar bem agregado. Despejei numa forma de vidro untada levemente com óleo de canola. Levei a geladeira por uma noite. (Ou no mínimo 5 horas)
Para desenformar, mergulhar a forma rapidamente por agua quente. Virar o doce sobre um prato de servir. Decorar com fatias de abacaxi cortadas ao meio e morangos fatiados.

Infelizmente amanheci ainda pior no Domingo, e decidi não ir ao almoço. Mas promessa é promessa e despachei os dois Geos - pai e filho - para Portola Valley, levando com eles os pratos prometidos e algumas recomendações de como desenformar e guarnecer a sobremesa. Minha boa amiga Utka desenformou e decorou o prato e Little Geo fotografou. Me disseram que ficou muito bom, mas não posso afirmar pois não experimentei. Mas acho que foi uma boa opção, por conta do abacaxi ficou bastante refrescante e quebrou o circulo vicioso e reinante do chocolate nessa época.