quinta-feira, 20 de março de 2008

Caprese de Inverno saudando a primavera...


Em saudação a tão esperada Primavera, fiz esta salada bem colorida que vi aqui . Leio sempre essa coluna do jornal, e desde que vi, esta salada não me sai da cabeça. Mas como as blood oranges já estão no suspiro final, estava quase desistindo dela e partindo para o uso das outras, quando ontem a tarde esbarrei numas que ainda pareciam boas e pude finalmente fazer a tal salada.
Gosto muito da Salada Caprese original, que leva tomates bem vermelhos, muzzarella fresca, azeite, vinagre balsâmico e manjericão. Me intrigou bastante essa alternativa da Caprese de Inverno, quando não há bons tomates, mas temos abundância de laranjas.

Para a minha versão, usei gomos pelados de grapefruit vermelha e de laranjas blood, navel e minneola (minha favorita), fatias de muzzarella fresca, folhas de manjericão tailandês picadas, azeite de oliva, pimenta e sal moídos na hora e suco de meio limão siciliano. Que experiência boa, mas tão boa, que vou repetir a dose antes que as laranjas sumam de vista.

chá mate




O consumo de chá aqui em casa é bastante expressivo. Meu marido não toma café, então costuma tomar muitas xícaras de chá por dia. Eu, em especial tenho grande apreciação por chá de Erva-Mate, que além de gostoso, tem propriedades que fazem bem a saúde. Eu costumo usar daquele torrado, bem comum. Bebo quente, frio, gelado, com limão ou misturado com outras frutas. Já fui assídua frequentadora daquelas lojas O Rei do Mate lá em São Paulo, e o meu favorito era batido com leite, acompanhado de uns pãezinhos de queijo quentinhos. Umhum!!! Sempre que volto do Brasil esse chá tem lugar cativo na minha bagagem, e quando acabam, vou sempre procurar por ele. Um dia destes procurando pelo Earl Grey que também gosto muito, encontrei esse chá Mate verde em saquinhos, sem ser torrado. Surpresa boa, e ampliou ainda mais o uso desse chá que aprecio tanto. Já tinha tomado Mate verde na cúia, frio na versão Tererê muito comum no Uruguai / Paraguai, mas confesso que desse gostei mais. Me lembro que tínhamos uma árvore de Erva-Mate no quintal de nossa casa em Curitiba, mas não me lembro se usávamos suas folhas para fazer chá. Provavelmente não. Uma pena!