domingo, 6 de janeiro de 2008

bolo de laranja com frutas cristalizadas



Gosto muito de bolo com frutas cristalizadas, especialmente quando no mix predominam as frutas cítricas. Sempre acho esse tipo de frutas por aqui, mas quando leio os rótulos, desisto, são cheias de glucose de milho, e isso, eu não gosto não.
Na véspera de Natal andei procurando por uma receita de bolo que pudesse ser adaptada para um "Christmas Cake" mais leve, meio tropicalia. Assim eu poderia usar as frutas cristalizadas com açúcar que trouxe do Brasil - porque essas são glucose de milho "free".
Acabei adaptando aqui e ali, e a receita final deu num bolo muito bom. Tanto que nesta tarde de um domingo chuvoso e frio tive que repetir a dose, atendendo, claro, a insistentes pedidos.
Esta e a receita que fiz.
Ingredientes: 1 laranja grande e suculenta (com casca) sem sementes, picada em pedaços -1 xícara (chá) de suco de laranja - 2 ovos grandes- 1 xícara (chá) de óleo de canola
Modo de Preparo: No liquidificador bata os pedaços de laranja, o suco de laranja, os ovos e o óleo - reserve.
Numa tigela grande, junte 4 xícaras (chá) de farinha de trigo, 1 xícara e meia (chá) de açúcar e 1 colher (sopa - rasa) de fermento em pó. Junte o creme de laranja reservado. Misture tudo até obter uma massa bem homogénea. Junte 1 xícara (chá) de frutas cristalizadas (em cubinhos) pulverizadas com farinha de trigo (isso evita que as frutas afundem, e sim fiquem bem distribuídas pela massa enquanto o bolo assa).
Unte uma forma com manteiga, adicione uma camada fina de farinha. Despeje a mistura e leve ao forno à 180ºC por 40 minutos.
Nota: Algumas receitas sugeriam uma calda de laranja com açúcar para cobrir o bolo depois de assado. Acho desnecessário, esse bolo já é doce o suficiente.

sopa fumegante para espantar o frio


Tem feito um frio de doer os ossos e ventania impiedosa derrubando tudo pela frente. O jeito é não botar o nariz pra fora. Aqui em casa as sopas são sempre bem-vindas. Especialmente em noites frias como estamos tendo, sopa é mesmo uma boa pedida.
Sábado fiz esta sopa simples; lentilhas cozidas em caldo de legumes, aipo, cenouras, pedacinhos de bacon fritos e escorridos e salsa picadinha. E claro, um bom vinho "merlot" para acompanhar. Xôoo frio!!!