domingo, 7 de dezembro de 2008

Xmas' Hungarian Beigli


Esses rolos de Nozes e de Sementes de Papoula são populares treats de Natal na Hungria. Creio que em boa parte do Leste Europeu.George gosta muito deles e seu favorito é o de sementes de papoula. Ele tem historias bem engraçadas de quando era menino, e que por gostar tanto dele, alem de comer os que sua mãe preparava, sempre procurava saber se a mãe dos amiguinhos os tinha preparado também, para então dar um jeito de ser convidado para o lanche na casa deles. Que guloso!!!

Nunca os fiz antes, mas estava determinada a fazê-los neste Sábado, e fiz. Devo confessar sem nenhuma modéstia que fui aprovada por ele e por mim mesma. A receita que fiz rendeu quatro rolos - 2 de cada sabor - e saíram muito bons. Massa fininha e muito recheio, alias como deve ser.

Receita:
Ingredientes para a massa:
500 g. de farinha de trigo
150 ml. de sour cream
170 g. de manteiga sem sal - gelada
20 g. de fermento fresco para pão - pode-se usar o seco
1 ovo grande
50 g. de açúcar - usei cru, amarelo
1 pitada de sal

Preparo: Aqueça o sour cream levemente, junte o fermento esfarelado, misture e reserve. Na tigela da batedeira peneire a farinha, junte o açúcar, sal e a manteiga cortada em pedacinhos. Misture com o gancho até obter uma farofa grossa. Junte a mistura de fermento e o ovo levemente batido. Continue misturando ate obter uma massa lisa. Caso necessário agregue mais um pouco de farinha. Divida a massa em 4 partes iguais, embrulhe separadamente em filme plástico e leve a geladeira por no mínimo 2 horas. Enquanto isso prepare os recheios.

Recheio de Sementes de Papoula:
200 g. de sementes de papoula moídas - não moí
150 g. de açúcar
100 ml. de agua filtrada
1 col. (cha) de extrato de baunilha
50 g. de uvas passas hidratadas em 50 ml. de rum - e depois bem escorridas
Raspas da casca de um limão
1 col. (chá) de canela moída

Preparo: Ferva a agua com o açúcar ate obter um xarope. Retirar do fogo e juntar os demais ingredientes, deixar esfriar.

Recheio de Nozes:
400 g. de nozes moídas
200 g. de açúcar
100 ml. de leite
50 g. de uvas passas hidratadas em 50 ml. de rum - e depois escorridas
Raspas da casca de uma laranja
1 col. (chá) de extrato de baunilha
Preparo: Leva o leite e o açúcar ao fogo baixo mexendo sempre ate engrossar como um xarope. Retirar do fogo e juntar os demais ingredientes. Deixar esfriar.

Preparando os rolos: 2 de Papoula e 2 de Nozes.
Numa bancada enfarinhada, com a ajuda de um rolo de madeira, estique cada porção de massa formando retangulo com 1/2 cm de espessura.Espalhe o recheio (metade) sobre a massa evitando os 3 cm das bordas. Vire essas bordas para dentro, isso evitara que o recheio escape quando assar. Enrole os retangulos começando pelo lado menor, coloque em tabuleiro forrado com papel manteiga untado, com a emenda pra baixo. Depois de enrolado os quatro, cubra com filme plástico e deixe descansar por 30 minutos. Depois disso, faca pequenos furos nos rolos (isso evita que rachem enquanto assam) e leve para assar em forno pré-aquecido a 180 ºC em torno de 40 minutos - dependendo do forno.Não abrir o forno nos primeiros 20 minutos. Se quiser, depois de 20 minutos de forno pode pincelar os rolos com uma gema diluída em uma colher de leite.***Não me agrada nada o gosto e cheiro de gema na crosta, então usei um jeitinho de aprendi com minha mãe: 10 minutos antes de tira os rolos do forno, pincelei toda a crosta com café extra forte adoçado. Isso garante uma cor bonita e brilhante. Outra opção é só polvilhar açúcar de confeiteiro depois de pronto.

27 comentários:

Mão na Massa disse...

Ai que delicia!
Não consigo olhar, senão ainda atacava o monitor a tentar provar... É melhor isso não acontecer...
Adorei!

bjs

Cris disse...

Gosto de receitas com histórias Odete, estou vendo agora aquele menininho saindo correndo para a casa dos amiguinhos pelas ruas geladas da cidade, imagino que lá faça muito frio nesta época do ano... Os dois recheios ficaram lindos, eu acho que iria querer um pedacinho de cada... :-)

Goreti disse...

É sempre muito bom poder conhecer culinária de outros países. Odete essa receita é bem especial, traz lindas recordações pro George, e foi muito lindo de sua parte fazer esse carinho pra ele.

Por aqui estamos com escassez de semente de papoula(snif, snif), proibida a venda...acho que vou fazer uma encomenda pro estado da Califónia.Hahahahaha

Beijos!!!

ameixa seca disse...

Uau :) Fica um efeito fantástico o recheio! Eu quero uma fatia de cada... devem ser super saborosos :)

Gina disse...

Menina, que coisa mais linda!!! Tenho uma semente de papoula dando sopa aqui, acho que encontrei a receita perfeita pra fazer. Parabéns!
Tem prêmio pra você lá no blog.
Bjs, querida!

Anônimo disse...

Que lindo! Fiquei com vontade! Queria comer o que você fez! Dar uma de gulosa igual ao George e ir à sua casa bem quando tivesse essas delícias!
Bem, como sei que não é possível, vou pegar a receita e tentar fazer em minha casa. Quando o fizer, contarei qual o resultado.
Gostei demais do seu blog. Tem receitas de encher os olhos!
Vou adiciona-la em minha lista de blogs para sempre voltar.

Gourmandisebrasil disse...

este de papoula deve ficar de outro mundo! se eu me concentrar sinto até as sementinhas crocantes na fatia imaginária que mordi...rsrs
bjo

Neyma disse...

Odete querida,
Que receita linda! E ainda com a historia de infancia de seu marido ficou mais especial ainda! Parece deliciosa!! Rende bastante, não é?
Acho mágico fazer pão, com recheio de nozes fica perfeito para o Natal.
Parabéns!!
beijinhos

Natália Eleutério disse...

Ai ..ai.. estou com uma dúvida atroz, não sei qual provar primeiro, estão divinais, boa semana, bjs.

Luciana Macêdo disse...

Receitinhas com gosto de lembrança é tudo de bom. E que "coisa" mais deliciosa é essa amiga? Estou encantada com você, primeira vez e já ficou perfeito. É muito bom mimar o maridinho, não é mesmo?
Beijinhos!!!

Helena disse...

Odete
Mais uma receita fabulosa!Gostava tanto de experimentar...tenho que fazer.
O efeito visual é lindo!
Bj

Glau disse...

Uau, que coisa mais linda! parabéns.. queria prová-los..

bjokas, glau

Sylvia disse...

Faz um milhao de anos que ando atrás de uma receita de ebeigle, eu amo de paixao. Origada pr compartir Ja guardei
Bjs

Laurinha disse...

pena não ter mais sementes de papoula aqui...... só tenho um tantinhozinho, que estou economizando sem sei para que...

menina, e como vai recheio, hein!

posso experimentar uma fatia de cada? o de nozes está me chamando, chamando, chamando...

Beijinhos

laila radice disse...

odete eu ebm entendo pq o george era tão interessado por estes rolos...menina que loucra!!

bjs

Claudia Lima disse...

Odete ficaram lindos demais os rolos. Super caprichados!
Bjs :)

Carla disse...

nhum k delicia obrigada pelo seu comentario boa semana bjs

Anônimo disse...

Menina, vc me fez reviver minha infância. Comi o rolo de papoula quando era criança na casa da minha avó somente 1 vez e amei! Venho de família iugoslava, cuja cozinha é quase idêntica à húngara; e sempre pedi para minha mãe fazer este rolo mas ela sempre me disse que precisava de moedor de semente de papoula e nunca fez... :-( Ela faleceu há muitos anos e nunca tive a receita em mãos. Agora eu vou tentar fazer da mesma forma, ou seja, sem moer! Obrigada! Cris-RJ

Luana Orlandi disse...

Mulher, adorei o seu blog! Muito, muito bom! Devorei páginas e páginas, e agora acessarei sempre.

Abraços, e sucesso!

Axly disse...

Fica uma receita muuuuito bonita!
E deve ser bem saborosa também.
Kisss^^

Marcia disse...

Odete, que delicia, Me lembra muito da minha falecida ex sogra adorada que era russa e fazia umas sobremesas parecidas.
Gostaria de tê-la nos cardápios de fim de ano.
Tem um selinho com carinho para vc lá no Idéias, não deixe de ir busca-lo.
bjk

Vivian disse...

Odete, ficou lindo, lembrei do bolo de rolo tipico do nordeste. Me diz uma coisa, o q eh sour cream

bjks

Ana Paula disse...

Só de olhar dá água na boca. Tem selinho para você e seu blog no Vasos e Panelas, passe por lá. bjs

Tânia disse...

Como a Laurinha disse, e nem eu sabia, que não se pode mais comercializar as sementes aqui....mas que fiquei com vontade, ah, isso fiquei!

Emília disse...

Odete, são lindos! Que receita maravilhosa! E deve ser muito gostoso!
Beijinhos

Elisa disse...

Olá Odete
Adorei esta receita , vou tentar fazê-la mas com noz pois aqui não há sementes de papoila, eu faço um bolo parecido com esse rolo, mas divido o rolo antes de cozido em 7 partes e coloco numa forma redonda sem buraco pondo uma parte no meio e as outras à volta.Depois de cozido rego com uma calda de acúcar e casca de laranja para lhe dar brilho, ficando também muito bom. A continuação de uma boa semana. bjs de manta de retalhos

Elisa disse...

Olá Odete
Adorei esta receita , vou tentar fazê-la mas com noz pois aqui não há sementes de papoila, eu faço um bolo parecido com esse rolo, mas divido o rolo antes de cozido em 7 partes e coloco numa forma redonda sem buraco pondo uma parte no meio e as outras à volta.Depois de cozido rego com uma calda de acúcar e casca de laranja para lhe dar brilho, ficando também muito bom. A continuação de uma boa semana. bjs de manta de retalhos