domingo, 14 de setembro de 2008

English Muffins


Há quem os ache totalmente sem graça. Conheci e aprendi a gostar deles quando fui trabalhar em NY, e por um bom tempo estiveram presentes no meu café-da-manha. Integral ou branquinhos são sempre bem-vindos. A neutralidade desses muffins torna-os bastante versáteis, e aceitam bem complementos doces e salgados.
Me lembro que uma vez de volta a São Paulo, de tanto falar pra minha irmã sobre as glorias desse muffin, aticei nela a vontade urgente de experimenta-los. Fomos então a busca que não foi fácil, mas acabamos encontrado. De volta em casa, enquanto ela prepara o café eu os parti ao meio e coloquei pra tostar. Tudo pronto, minha irmã deu a primeira mordida e já vi indo embora a satisfação seguida do comentário; que coisa mais sem graça, como e que você pode gostar tanto disso?! Well, eu gosto.
Sempre os compro prontos, mas agora ando num atrevimento sem fronteiras e resolvi fazê-los. Deixei para fazê-los no fim da tarde, já que estas estão ficando mais frescas, pois os fiz na chapa da churrasqueira. Usei esta receita e este modo de fazer . A semolina que não usei fez falta para se criar a crosta. Fica pra próxima...
Ingredientes:
1 3/4 xic. de leite morno
1 3/4 de agua morna
3 col. (sopa) de manteiga derretida
1 1/4 col. (chá) de sal
2 col. (sopa) de acucar
1 ovo grande
3 col. (sopa) de farinha de batata
3 xic. de farinha e trigo
2 col. (chá) fermento seco para pão
Semolina suficiente para salpicar antes de colocar os muffins na chapa (não tinha, então não usei)
Preparo: Combine todos os ingredientes (exceto a semolina), na tigela da batedeira ou numa tigela qualquer. Misture muito bem ate combinar tudo. Se usar a batedeira, coloque o batedor em forma de pá e bata em alta velocidade por 5 minutos. A massa ficara macia, elástica e com brilho. Raspe as beiradas da tigela, cubra e deixe a massa crescer por 90 minutos, ate dobrar o volume.
Aquecer a chapa a 150ºC (se não tiver chapa use uma frigideira de ferro sobre chama, veja nota*), quando já estiver quente coloque um aro de metal (veja nota**) bem untado sobre a chapa e salpique a semolina dentro da área do aro. Semolina dará aos muffins uma crosta típica.
Como a massa rende 12 muffins, separe doze partes iguais de massa e coloque uma a uma dentro dos aros, salpicando um pouco de semolina no topo. Passados 7 minutos de uma olhada no fundo que devera estar levemente dourada, se não estiver aumente a chama, se estiver muito dourada, diminua a chama. Deixe assar por mais 10 minutos. Com o auxilio de "tongs" agarre e levante as beiradas do aro que devera se soltar ao ser levantado. Com a espátula vire os muffins. Mesmo que os aros não se soltem, vire os muffins assim mesmo e tente gentilmente remover os aros. Asse desse lado em torno de 15 a 18 minutos ate ficarem dourado forte. Deverão estar bem cozidos por dentro. Abra um e teste. Se precisar volte a chapa por alguns minutos mais.
Quando estiverem prontos transfira para uma grade ate esfriar. Depois de frios podem ser guardados em saco plástico.
Nota*: Na frigideira, o processo será mais demorado e dependendo do tamanho da frigideira poderá se acomodado mais que um muffin de cada vez.
Nota**: Se não tiver os aros próprios para english muffins, latas vazias de atum abertas dos dois lados e bem lavadas, farão a mesma função.

20 comentários:

Agdah disse...

Vc não vai acreditar, fiz esses danados hoje de manhã.

Isabel (pipoka) disse...

Tenho imensa curiosidade em experimetar os english muffins. Os seus estão com aspecto excelente!

bjs

Eli disse...

Já salvei a receita e vou matar rapidinho minha curiosidade. hehee

Gracy disse...

Odete, que delicia é essa, sao lindos e nao me parece nada sem graça...a receita ta anotadissima.

Bjux

Laurinha disse...

Nunca fiz.... estão com um aspecto ótimo.........vou experimentar qq dia!
Beijinhos

inspirações da Jô disse...

Concordo totalmente com as amigas aí acima:não me parecem nem um pouco sem graça, mas ao contrário graciosos e deliciosos viu? Até rimou!!!!
Beijos querida e uma linda semana pra ti!!!

Vivian disse...

me parecem saborosos. E se tem uma coisa de que eu mais do que comer é de fazer algo que só tem em padarias e supermercados. Me dá uma sensação de poder rs
bjos

Valentina disse...

Odete, ficaram lindos. os compramos como crumpets. Há um tempo quiz comprar uns para mandar para a Cinara mas a validade é pouca e desisti.espero que ela veja esta receita. lindos que ficaram os teus.

Helena disse...

Ficaram lindos e a foto tambem!
Bj

Tânia N. disse...

Está com uma cara deliciosa....é muito calórico?rs!

Aline Neme disse...

Nunca comi... para falar a verdade nem conhecia... parecem deliciosos!!!

Bjundas

Sylvia disse...

Sempre quia fazer, ams meio que desanimo ao achar que vao ser sem graca.Mas aténque nao experimente nao posso opinar. A foto ficou super apetitoso
Bjs

Cris disse...

Eu não acho sem graça e gosto tanto que por falta de tempo até faço como pão mesmo, em forma de bolo ingles, fica delicioso, agora assim, pode parar de provocar com estas fotos... olha esta primeira, dá vontade de furar a tela do computador e roubar de você... beijos! Peça meu e-mail ou skype para a Fabri para conversarmos. :-)

Goreti disse...

Não consigo achar English Muffins sem graça; nem eu, nem minha tropa, é fazer e sumir. Procuro sempre fazer pro lanche da tarde(ou noite), e nunca consegui que sobrassem pro café da manha do dia seguinte. vou experimentar sua receita,e difrente da minha.

Ficaram lindos!

Beijos!!!

Goreti disse...

Esqueci de um detalhe...

No lugar da semolina, substitua por fubá e vc vai ver que formará uma crosta deliciosa.

Luciana Macêdo disse...

Comi algumas vezes quando estive por aí,mas fazer ainda não me animei, parece meio complicadinho e mesmo sendo uma pessoa calma sou meio afobada na cozinha, quero tudo pronto rapidinho.
Guardei a receita, vamos ver se crio coragem. Quanto ao sem graça, é só por uma geléia, mel, até umesmo uma manteiga de primeira, fica bommm.
Beijinhos amiga.

Claudia Lima disse...

Eu não acho sem graça. Eu gosto que sejam bem neutrinhos, pois dai dou o tempero.
Os seus ficaram fantásticos!
Eu nunca fiz em csa tb.
Bjs :)

Cláudia disse...

Eu adoro English muffins, já fiz dos dois jeitos, como pão e assim, não tem coisa melhor com manteiga ou geléia, ou requeijáo, cream cheese, ai, depois engordo e não sei porque!!!!!?????

bjs

Margarida disse...

Já tá guardado! Adoro esses muffins de breakfast e faz tempo que não os como! Obrigada pela receita!

Sueli disse...

Vc me salvou, acabo de voltar de US e estava procurando os benditos English Muffins.
Thank u!
Merry Xmas & Happy 2009!
Xoxo