sexta-feira, 5 de setembro de 2008

Elderflower Sherbet - Gelado de Flor de Sabugueiro


Quando criança ouvi dizer que chá de flor de Sabugueiro era bom para baixar a febre do sarampo.
Aqui nos US a conhecemos por Elderflower e na Hungria é Bodza.
Foi na Hungria que conheci outros usos para flor e frutos do Sabugueiro, que vão alem da medicina popular. George cresceu tomando um tipo de refresco feito com Cordial e agua com gás. O pai dele usava os frutos - pequenas berries - para incrementar a cor dos vinhos tintos que produzia em sua pequena vinícola.
Com as flores é preparado o Cordial, um xarope concentrado. Também tem o famoso licor francês St. Germain feito com flores colhidas nos Alpes. Tem ate receita da flor empanada "fritters", conforme receita aqui. E ainda geleias, etc.
Aqui em casa sempre temos uma garrafa de Cordial, os filhos e os amigos sempre trazem das viagens. Por isso quando vi a receita desse Sherbet na edição de Julho da Martha Stewart Living, coloquei logo na minha "to do list", mas muitos acontecimentos vieram e passou. Agora com essa onda de calor forte castigando por aqui, só gelados e mais gelados para amenizar. Esbarrei na garrafa de Cordial na geladeira e lembrei da receita que aqui esta, por sinal muito fácil.
Ingredientes:
1 xic. de açúcar - usei cru

1/2 xic. de agua filtrada

2 xic. de buttermilk*

3/4 xic. de leite

1/4 xic de Cordial

2 col. (sopa) de St. Germain licor - adição por minha conta

Preparo:
Prepare uma bacia com agua e gelo e reserve.

Coloque o açúcar e a agua numa panela e leve a ferver ate dissolver bem. Ferva por 2 minutos ate virar um xarope.

Numa tigela misture buttermilk, leite e Cordial e junte a mistura de agua e açúcar. Misture bem. Coloque a tigela na bacia de agua com gelo e deixe a mistura ficar completamente fria.

Adicione o licor, coloque a mistura para a sorveteira e use de acordo com as instruções do fabricante. Depois de pronto, transfira para uma vasilha que possa ir ao freezer e congele ate estar firme, em torno de uma hora.
Nota: Pode ser mantido na freezer por ate 5 dias.

* Para quem não consegue comprar buttermilk pronto para uso; pode fazê-lo em casa mesmo. Basta adicionar 1 col. (sopa) de suco de limão ou 1 1/4 de col. (chá) de vinagre para cada xícara (240ml) de leite. Deixar descansar por 20 minutos em temperatura ambiente e esta pronto pra uso.

9 comentários:

Marizé disse...

A produção do fruto do sabugueiro em Portugal é toda para exportar, se queremos flores, frutos ou produtos e não moramos na zona de cultivo é muito dificil encontrar.

Esta receita está muito original e fico a imaginar o sabor....

Bj e bom fim de semana

Fabrícia disse...

Que interessante Odete. Não conhecia o St-Germain...fiquei com vontade de provar. Esse geladinho...aaiia....bom demais da conta.
Bjs.

Mónica Pinto disse...

O sabugueiro é óptimo para tratar a tosse e constipações. No Gerês tenho três sabugueiros e quando dão bagas eu apanho-as para comer pois são muito ricas em vitamina c, além de terem outras componentes benéficas para a saúde.Uso também as folhas e flores para fazer chá.
Este sorbet parece-me muito bom.

Beijinhos e bom fim de semana.

Gourmandisebrasil disse...

Tudo isso me parece tão exótico!
Há tantos sbores que preciso conhecer...
bjos,
Nina.

Agdah disse...

menina, eu sempre ouço falar nesse tal chá de sabugueiro, mas acho que nunca vi esse indivíduo não. De qualquer forma o sorvetinho ficou muito convidativo.

ameixa seca disse...

Nem conhecia essa flor de sabugueiro... Mas deve ser bom :)
Bom fim de semana

Elba Pessanha disse...

Menina querida...
Tem tanta coisa que eu ainda não conheço nem nunca provei...
Esse sabugueiro ,por exemplo.
Quando é que eu ia imaginar que ele dá sorvete????
E parece uma coisa de bom!!!!
E aqueles bolinhos ali embaixo???
Meu Deus...
Beijos e um abençoado final de semana.

Vivian disse...

caramba !! lembro de minha mae pegando folhas de sabugueiro pra fazer cha pra nos... nunca imaginei que de algo tao simples se extraisse receitas tao requintadas
bjos e bom fds

Beatriz Belliard disse...

So conhecia as balinhas suiças de elderflower (aqui sureau), deve ficar deliciosa este gelado ! bj