sexta-feira, 11 de abril de 2008

Spatzle / Nokedli










Na infância costumava chamar essa massa de nhoque alemão, porque era feito sempre por minha avó paterna, alemã . As sopas de caldos deliciosos que ela fazia sempre levava spatzle. Depois se tornou frequente, por causa do marido húngaro. Na Hungria essa massinha sempre acompanha pratos com molhos ricos em paprika. Na ultima viagem trouxe de lá, o equipamento proprio pra faze-los (foto) e que ficou até então guardado numa gaveta da cozinha. Este foi primeiro uso, com a receita que veio na embalagem. Mas me orientei bastante lá no Café da Nysa onde tem o passo-a- passo bem esclarecedor.
Antes de começar a preparar a massa, coloquei uma panela grande com agua pra ferver - para cozinha-los. Também fritei uma cebola em azeite numa frigideira, para colocar a massa a medida que ia sendo retirada da agua.

Ingredientes p/ Spätzle
375g de farinha
2 ovos
1 pitada de sal (não usei)
1/4 litro de leite ou água mineral ou meio a meio.
Preparo:
Numa tigela põe-se a farinha, os ovos, sal, agua e a farinha aos poucos misturando ate incorporar tudo muito bem. Fica uma massa mole e bem grudenta.
Coloque o equipamento sobre a panela de agua a ferver. Despeje parte da massa no quadrado do equipamento e deslize para frente e para trás em movimentos lentos. Os pingos de massa em contato com a agua quente vão se transformando em pequenos e disformes Spatzles.
O processo deve ser repetido ate o final da massa. Na medida que cozinham sobem e devem ser retirados.
Se não tiver o equipamento apropriado, pode-se usar uma tábua com pequenas porções de massa que devem ser deslizadas sobre a agua a ferver, com a ajuda de uma faca de mesa.

No final, temperei com sal e pimenta-do-reino moídos na hora, chives - um tipo de cebolinha verde bem fininha. Servi com pedacinhos de file salteados com alho e salsinha fresca e também cogumelos fatiados e cozidos em molho de paprika doce e picante.
Queijo ralado a vontade.

12 comentários:

Ana disse...

Ahhhh você tem o aparelhinho !!!
Eu li numa revista sobre ele mas nunca havia visto. Muito jóia vc ter mostrado.
E a comida ficou gostosona mesmo hein ??
Beijos.

Receitas da Filipa disse...

O seu prato de massa ficou lindo! Esta massa anda a deixar-me verdadeiramente tentada. Desde que vi lá no blog da Nysa que me deu vontade de experimentar mas tenho que ver se encontro um aparelhinho desses para fazer a massa assim.
Deve ser mesmo uma maravilha.

Beijocas e bom fim de semana

Agdah disse...

Ah, menina!!! Eu adoro.

Laurinha disse...

Nunca tinha visto a 'maquininha' para fazê-los... super interessante!

COZINHA QUENTE disse...

Aqui na Alemanha eh super comum, mas sabe que nunca comi??? NEm aqueles kartoffelknödel, sabe, aquelas bolinhas de batatas?
bjsss

Gourmandise disse...

Então é assim q eles fazem esta massinha?! Tbm quero um utensílio desses...rs
bjo,
Nina.

Fabrícia disse...

Odete nunca provei....fiquei aqui imaginando o sabor. Dá para fazer sem esse aparelhinho? Fiquei morrendo de vontade de provar....
Bjcas.

laila disse...

usei um desses aparelhinhos na facul na aula de cozinha alema...e os ''Nhoquezinhos'' ficaram dleiciosos...mas agora sem a amaquinhinha fica dificil..bjs

Mel L. Ramos Bryar disse...

Que delícia!!! cm não tenho este aparelhinho, minha dúvida é a mesma da Fabrícia!!! Deve ter ficado uma maravilha!!! Beijos

Cris disse...

Odete! Eu adoro esta massinha, me lembro que antes de ter a maquininha um dia fiz meu pai furar uma lata de goiabada com prego grosso e até que deu certo, a massa você coloca na parte funda e vai passando uma colher para ela cair na panela. Só depois de um tempo comprei o spaetzle maker. Bjs!

Cláudia disse...

Odete, eu também adoro essa massinha, meu sogro comprou um aparelhinho não igual ao seu, mas que dá para fazer varios tipos de spatzle, e ele inventa moda, faz sopas com essa massinha, além dos nhoquinhos, só que ele é "italiano, então o molho com carne dele puxa mais para o tomate!

bjs

Goreti disse...

Nossa, amei...não conhecia Odete, nem o Prato, nem a peça pra fazê-lo...me parece delicioso. me deu uma vontadinha...

Beijos!!!