quarta-feira, 2 de abril de 2008

cuscuz de praia

Esse cuscuz é bastante popular e vendido aos pedaços, vindos de tabuleiros enormes dos vendedores ambulantes nas praias do Rio de Janeiro.
Normalmente não são muito doces, e são servidos com coco fresco ralado e regado com leite condensado por cima do pedaço.

Provei esse cuscuz pela primeira vez lá na praia, e um tempo mais tarde uma colega de trabalho levou um enorme, para uma festa na empresa. Gostei muito, mas como na época não costumava cozinhar, não me interessei em pegar a receita.
Mas agora, para dar fim ao restante de um pacote de tapioca que comprei pra fazer esse pudim, resolvi tentar reproduzir o tal cuscuz. Depois de ler muitas receitas...resolvi fazer assim:

Ingredientes:
250 gramas de farinha de tapioca granulada
1 litro de leite
250ml de leite de coco
4 col. (sopa) de açúcar
1 pitada de sal

1 Coco ralado fresco à gosto (usei 1 xic. de coco desidratado)
Leite condensado

Preparo:
Em uma tigela coloquei a farinha de tapioca com a metade do leite e deixei descansar por meia hora, mexendo de vez em quando. Passado o tempo, juntei ao restante do leite, leite de coco, açúcar, sal e levei ao fogo baixo, misturando até o ponto de fervura. Despejei em uma forma de vidro untada com óleo e deixei descansar em temperatura ambiente até amornar. Levei a geladeira por uma noite.
Cortei em quadrados, passei pelo coco ralado e ao invés de servir com leite condensado, preferi usar o doce de leite que fiz conforme gentil ensinamento, by Agdah.
Ficou muito bom.

11 comentários:

Filipa disse...

Odete gostei muito desta receita e o doce ficou com um aspecto maravilhoso. Tenho aqui em casa um pacote de tapioca a pedir para ser usado mas não sabia muito bem o que fazer com ele, esta receita veio mesmo a calhar. Anotada e para fazer em breve.

beijinhos

Marizé disse...

Esse é um doce que eu não conhecia.
Parece-me deliciosamente tropical!

Bjs

Mel L. Ramos Bryar disse...

Olá odete...conheci seu blog através do tigela com yakissoba...amei!!! Td de bom, receitas e fotos maravilhosas! Vou virar freguesa!(amei a idéia da páprica...vou tentar...dá mesmo certo?)Beijos

Fabrícia disse...

Odete que maravilha.....saudades da praia, daquele cheiro do mar, da areia..... Ficou perfeita...acho que vou arriscar aqui em casa...tenho tapioca e não sabia o que fazer com ela.
Bjs.

laila radice disse...

humm nao sabia q vendiam na praia...sei q adorei!!!bjs

Sylvia disse...

Odete que delicia , e com ista receita cada vez mais me arrependo de nao ter trazido a tapioca que vi o outro dia, Senao já estaria fazendo a receita
Bjs

Luciana Macêdo disse...

Estas comidinhas que vendem na praia são gostosas mesmo, muitas vezes não experimento porque sei que vou gostar aí é mais uma coisa para eu me controlar. Churros demorei anos para comer, eu sabia que ia virar tentação.
Receita anotadíssima, vou experimentar.
Bjs!

claudia disse...

Não conhecia..mas tem um aspecto muito bom mesmo!

Agdah disse...

Menina, vc descobre é coisa aí. Onde foi que achou a tapioca granulada, foi lá no mercado português? Eu acho que vou mudar para San Jose...

Que bom que gostou do doce. Só espero que Gel não tenha achado muito "doce".

laila radice disse...

odete vc se importa de mandar um email pra mim, no lailaradice@gmail.com, assim posso responder aos seus comentarios e papear mais!

bjnhos

Leila disse...

Nunca comi esse doce mas amo coco e com leite condensado entao...ai ai ....comeria muitos!
ficou lindo.
beijinhos