terça-feira, 11 de março de 2008

papaya maduro

Mesmo depois de tantos anos vivendo em outras terras, ainda me faz falta uma fatia de mamão bem maduro e docinho no café da manha. Esse desejo já não é só meu, é também extensivo ao marido, que se considerando "meo brasilero" até já aprendeu como escolher um bom mamão na hora de compra-lo e adora fazer trocadilhos com "papaya & mamaya"...

Alem das tantas qualidades nutricionais, o mamão cai muito bem numa saladas de frutas, e quem não gosta de um creme de papaya com licor de cassis?! Sobremesa simples e refrescante, famosa nas churrascarias... mais fácil de fazer, impossível. Basta bater no liquidificador uma porção de mamão maduro com sorvete de baunilha, despejar numa taça e derramar um splash de licor de cassis...muito fácil não é!

O Brasil é um grande exportador de mamão , especialmente para o mercado Europeu.

Aqui na Califórnia, os papayas que encontramos são importados do México e do Hawaii.
Pois mesmo com clima famoso por favorecer o cultivo de uma diversidade de frutas, o verão seco e quente e as baixas temperaturas do inverno californiano, tem frustrado as tentativas de se cultiva-lo por aqui. Estudos da UC Universidade da California tem vislumbrado a possibilidade de cultiva-lo em pequenas fazendas, pois é grande a demanda de consumo do fruto, verde e maduro pela grande população latina e asiática que por aqui vive.

7 comentários:

Leila disse...

eu já desisti de comprar papaya aqui em Londres. Alem de caro é seco por dentro e amargo. sem condicoes. fico só na saudades!

beijinhos

Fabrícia disse...

Esse seu papaya está lindo....aqui vc nem enxerga o garotinho de tão pequeno....e claro que é importado.....metade do ano é inverno e nada cresce.....
Bjcas...linda foto.

Marizé disse...

Eu estou perdida.
Papaia e mamão é a mesma coisa?
Help!...

:-)

Odete disse...

Marize, e a mesma coisa sim.
Foi bom voce perguntar, assim,voltei ao post e coloquei o link da wikipedia.
Bjs

Luciana Macêdo disse...

Papaia tem cara de café da manhã, sem ele parece que a mesa está incompleta. Sinto por vocês não poderem tê-lo á suas mesas.
Bjs!

Filipa disse...

Papaia é sem dúvida a minha fruta preferida, gosto tanto da textura. hummm uma maravilha...
Aqui em Portugal encontram-se com facilidade mas também não é uma fruta muito barata e vem exportada ou do Brasil ou do México.

Beijinhos

Sylvia disse...

Eu também moro de suadades do mamao e da papaa. Ja desisti de comprar aqui além de cara , acho que ao ser colhda verde , fica com gosto de nada.
Beijos