quarta-feira, 26 de março de 2008

Kheer (Indian Rice Pudding)

Arroz-doce Indiano


No auge do perrengue e entre caixas de lenços de papel, termómetro, remédio, colirio, xícara de chá vazia... pensando como e chato ficar doente. E pior ainda, ficar doente quando o sol brilha la fora, e não se pode nem abrir as cortinas, pois só em pensar sentir o reflexo do sol os olhos já começam a lacrimejar. Sozinha, ligar a TV, que também incomoda os olhos, computador, melhor nem pensar...
Levantar, ir pro banheiro, dai, pra sala, sentar, levantar, ir pra cozinha, abrir geladeira, nada apetecer... esquentar agua para mais um chá...voltar pra sala...escutar o barulho da agua a chiar, voltar pra cozinha, ralar gengibre, cortar limão, procurar pela canela - abrir a caixa de condimentos e o que se vê, cardamomos...
Ummma súbita ideia de "confort food" e bate a vontade de comer arroz doce - para mim "truly confort food". Mas não um arroz doce qualquer, mas sim aquele indiano, feito com o aromático arroz basmati, leite, leite de coco, açúcar, cardamomo e pistachios.
Para quem o apetite havia desaparecido, nada mal. No desanimo e na duvida do faz-não-faz, decidi e fiz. Não exigiu nenhum esforço sobrenatural e realmente trouxe o conforto necessário.
Fiz assim:
Cozinhei 1 xic. de arroz basmati em 2 xic. de agua, em fogo baixo até a agua ser totalmente absorvida - mais ou menos 18 minutos. Juntei 5 xic. de leite, 1 xic. de leite de coco, 1 1/4 xic. de açúcar, 1 pitada de sal, 6 cardamons e uma colherinha (café) de extrato de baunilha.
Mexi até incorporar tudo e deixei em fogo baixo, mexendo de vez em quando por mais 15 minutos.

Gosto muito como e servido em restaurantes indianos, com pistachios torrados. Mas como não tinha, comi puro e quente e mais tarde, frio com canela em pó.

6 comentários:

Marizé disse...

Isso parece-me ser delicioso e aromático.
Aposto que melhorou?!

Bjs

Natércia disse...

Querida venho desejar as tuas melhoras e agradecer a tua vizita no meu cantinho e comentário adorei a tua cozinha é linda e aqui se come muito bem um beijo. Natércia:))

Fabrícia disse...

Odete essa sua receita me fez lembrar de um arroz doce adorado por um sultão turco-otomano, Mehmet. Bom demais e linda apresentação.
Bjs.

Goreti disse...

Meni na vou orar por ti, pra que melhores logo...Outro dia tbm, tava no aconchego da cama, e resolvi fazer arroz doce, brasileirinho mesmo, ai que delícia!!!!

Beijos!!!

pipoka disse...

Esse arroz doce deve ser uma maravilha!

bjs e as melhoras

Ana disse...

Menina....se doente você conseguiu fazer esta gostosura....então estou no lugar certo mesmo hehehe !!!!

Adorei a receita, simples e deve ser muito prazerosa. Aposto que te arribou.

Acho que nesse finde vou comprar o tal basmati e o cardamomo.

Um beijo.