domingo, 11 de novembro de 2007

sos kifli - pãozinho de sal húngaro


















Sempre ouço dizer que existe uma grande diferença entre só cozinhar, ou cozinhar ao forno (não achei expressão melhor). Ou seja, fazer pães, bolos, tortas e afins. Tanto e que as boas cozinheiras , dizem ser aquelas de forno e fogão. As cozinheiras de mão de cheia, costumam dizer que isso exige mais habilidade e muita paciência.
Para mim soa bem e faz mais sentido as palavras "cooking & baking" pra traduzir esses procedimentos. Heheh, americanizei!!

Pois bem, estou falando tudo isso, só pra contar que pela primeira vez fui assistir a uma aula de culinária, e, detalhe - delícias das padarias húngaras.
Sim, já está claro nesse blog que sou brasileira, mas deixo claro também que tenho motivos suficientes para me esforçar e cozinhar bem todas as coisas que eu puder, da cozinha húngara.
Aqui está a receita de um pãozinho muito gostoso e tão comum nas padarias húngaras, quanto é o pãozinho francês no Brasil.

Sos Kifli
Massa:
1 3/4 xícara de leite morno
1 colher (chá) de óleo
5 colheres (sopa) de manteiga sem sal em temperatura ambiente
1 colher (chá) de açúcar
1/2 colher (chá) de sal
1 ovo mais uma gema
2 colheres (chá) rasas de fermento (seco) para pão
1/2 kg de farinha de trigo

Para cobertura:
1 gema de ovo
sal marinho grosso e sementes de cominho (caraway seeds)

Em uma tigela, comece misturando o leite morno com o fermento, sal e açúcar ate dissolver bem. Junte o restante dos ingredientes líquidos e misture. Aos poucos junte a farinha e misture ate estar tudo bem incorporado. Transfira a massa para uma superfície enfarinhada e sove bem. Formar uma bola, colocar numa tigela grande, polvilhar com um pouco de farinha (para evitar a formação de crosta) cobrir com uma toalha de cozinha e deixar crescer ate dobrar de volume.
Dividir a massa em 3 partes iguais e esticar com o rolo formando círculos com 1 cm de espessura. Cortar em 8 triângulos como se fosse uma pizza e enrolar cada triângulo, começando pela parte mais larga mantendo bem apertado em formato de lua crescente. Pincelar com a gema, chuviscar com as sementes e/ou sal marinho.
Colocar em forma untada e levar para assar em forno pré-aquecido a 190ºC por 20 a 25 minutos.





2 comentários:

Agdah disse...

Que professora simpática...

Harry disse...

I translated your recipe into English - it's very similar to my Grandmother's recipe, except that she used butter (most Hungarian versions of the recipe use margarine (!)), and usually would put four or five caraway seens in each sos kifli when rolling it up. I'm going to go try it now.