quinta-feira, 1 de novembro de 2007

Bolo com banana e caramelo


Banana e caramelo e uma combinação bem feliz.
Este bolo de bananas com caramelo é um dos meus prediletos. Fazia muito tempo que andava com uma vontade danada de fazer um. Hoje tomei coragem e decidi. Liguei para minha mãe e peguei esta receita bem facinha, e rendeu um bolão. O resultado está aí, fofinho e muito bom.
Preparei um caramelo com 2 xícaras de açúcar e 1 1/2 de água, despejei numa forma retangular de 35 x 30 cm. Cortei 6 bananas bem maduras em rodelas e coloquei por cima do caramelo. Salpiquei então uma nuvenzinha fina de canela em pó sobre as bananas que cobri com a massa do bolo.
Massa do Bolo:
Coloquei para bater 4 colheres (de sopa) de manteiga , 2 xícaras de açúcar (*usei 1 e ½) e 3 gemas que bati até obter um creme fofo. Diminui a velocidade e juntei alternadamente 3 xícaras de farinha de trigo já peneirada com 1 colher (de sopa) de fermento em pó, 1 xícara de leite e 2 colheres (de sopa) de rum.
Numa outra tigela, bati as 3 claras em neve e incorporei à massa com movimentos leves de baixo para cima, sem bater. Assei em forno pré-aquecido 365ºF (185ºC) por 40 minutos - testei com o palito, que saiu limpinho.
Tirei do forno, deixei esfriar por 15 minutos sobre uma grade e virei sobre um prato de servir.
*Na medida do possível, tento diminuir a quantidade de açúcar pedida em receitas brasileiras. Segundo o paladar do meu europeu mais próximo, elas são doces demais...concordo!


3 comentários:

Agdah disse...

Engraçado essa coisa "cultural" do doce. Lá em casa, sempre dizem que precisa mais doce. Parecem formiguinhas.

Odete disse...

agdah, eh mesmo, mas jah me acostumei com menos acucar e minha cintura agradece!

Anônimo disse...

Que beleza de bolo!Ainda morninho comi um pedacinho. Super fofinho...Quebrou um tequinho (grudou na assadeira) mas tenho certeza que todos meus netos e noras adorarão.Bjs e obrigada pela receita. Suely