domingo, 21 de outubro de 2007

azeitonas maduras

uma enorme "olive tree" ao lado da minha varanda

2 comentários:

Fer Guimaraes Rosa disse...

Odete, a minha cidade eh cheia delas, eh um desperdicio o tanto de azeitonas que se perde. a UC Davis resolveu fazer azeite com as oliveiras que ficam no campus. ao menos! voce sabe como processar as azeitonas? beijos,

Odete disse...

Oi Fer, td bem?
Aqui no condominio onde moramos em San Jose, tem algumas oliveiras...jah foram muito mais. Sao arvores lindas, independe da estacao. Na "nossa" moram muitos passarinhos e alguns esquilos.
Ano passado a associacao de proprietarios decidiu cortar algumas delas devido a reclamacoes de alguns moradores que levam seus cachorros para passear e tinham que pisar nas azeitonas caidas pelo chao. Ainda bem que nao cortaram a "nossa" do lado da varanda - foi salva por estar fora da rota desses malvados.

Eu adoro azeitonas - de todos os tipos e cores. Mas nao tenho a menor ideia como prepara-las. Uma vez assistindo TV, vi uma planta onde se processam as azeitonas aqui na California - nao me lembro a cidade - parece ser bem complicado transforma-las em conservas do jeito que conhecemos, pois sao bastante amargas.
Eu tambem gostaria muito de saber como aproveita-las, e evitar o desperdicio e ve-las se acabando pelo chao. Vamos combinar, quem descobrir um processo casiro para elas, conta pra outra, OK?!